SALVADOR
Atriz da Globo denuncia transfobia em voo que fez pouso de emergência
Aeronave da Azul pousou em Salvador
Por Da Redação
Uma das ocupantes do voo AD4032, que ia de Recife para o Rio de Janeiro mas acabou fazendo um pouso de emergência em Salvador, era a atriz da Globo Isis Broken. Ela, que está no ar na novela 'No Rancho Fundo', disse que foi vítima de transfobia por parte dos tripulantes.
O caso ocorreu enquanto ela tentava buscar informações junto aos comissários sobre a pane. Isis Broken identifica-se como travesti e contou que um funcionário da empresa aérea referiu-se a ela usando a expressão masculina “senhor”.
"Eu falei que meu nome era Isis, que era senhora, e ele me chamou de senhor, um completo desrespeito. Eu pedi o crachá dele para saber o nome dele, ele não queria me dar o nome. Eles não dizem nada do que aconteceu, a gente vai sabendo por coisas que a gente foi vendo no meio do voo. Dizem que é uma pane, uma falha, mas a gente não sabe", desabafou em entrevista à TV Bahia.
Sobre esta situação, a Azul Linhas Aéreas não se manifestou a respeito.
"Pânico, choro e reza"
Passageiros do voo descreveram momentos de pânico a bordo da aeronave. O jornalista Thalles Mascarenhas, que estava no voo, compartilhou sua experiência ao Portal A TARDE. "Foi uma situação extremamente traumática, como se a morte estivesse pairando sobre nós. Havia muito pânico, rezas e choros, uma sensação de impotência."
Segundo Thalles, os passageiros perceberam problemas antes do aviso oficial. "O ar-condicionado emitia um barulho anormal, as aeromoças pareciam preocupadas e as luzes piscavam de forma descoordenada, além de um som que não parava de apitar".
O produtor musical do Grupo Menos é Mais, Miguel Alves que também estava a bordo, mencionou que foram orientados a assumir a posição de "brace" - quando passageiros colocam a cabeça entre os joelhos e abraçam as pernas a fim de diminuir os impactos de uma possível “aterragem” forçada - a qualquer momento, o que gerou pânico entre os passageiros.
Após o pouso, Thalles relatou que os passageiros reclamaram da falta de assistência da companhia, relatando que receberam apenas um voucher para alimentação e foram deixados esperando sem informações. "Estamos literalmente largados aqui, não houve empatia ou sensibilidade da companhia".
Thalles também mencionou a revolta entre os passageiros devido a uma nota oficial da companhia Azul, que alegava não ter ocorrido um pouso de emergência, contradizendo um avisa da própria aeromoça aos passageiros, conforme aúdio obtido pelo Portal A TARDE.
Além disso, alguns passageiros notaram uma rachadura na asa do avião após saírem da aeronave, mas não há informações sobre qualquer ligação com o incidente.
Apesar dos relatos dos passageiros, a Azul nega que tenha havido um pouso de emergência. "A Companhia esclarece que não houve pouso de emergência. O pouso aconteceu em segurança e os Clientes desembarcaram normalmente".
Inicialmente, a Salvador Bahia Airport classificou o incidente como "pouso de emergência", mas hora depois atualizou utilizando o termo "pouso de prioridade".
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