Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DIREITOS HUMANOS

Crianças e idosos são vítimas de violações na Bahia

Registros no Disque 100 ainda destacam dois grupos sociais com maior número denúncias no País

Por Madson Souza

09/01/2025 - 6:00 h
Fechamento de lar de idosos em Salvador, em setembro último, envolveu situação de vulnerabilidade e risco à saúde para os abrigados
Fechamento de lar de idosos em Salvador, em setembro último, envolveu situação de vulnerabilidade e risco à saúde para os abrigados -

As crianças, adolescentes e pessoas idosas são as principais vítimas das violações de direitos humanos no país, conforme dados do Disque 100, o canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Na Bahia, a situação não é muito diferente. Ambos as faixas etárias são as principais vítimas dessas ocorrências, acrescidos dos casos direcionados a violência contra as mulheres.

As denúncias e violações registradas pelo Disque 100, contra essas populações, cresceram de 2023 para 2024 na Bahia e no país. No estado, o aumento foi de 29% para denúncias de casos com crianças e adolescentes, além do crescimento de 35% das violações contra essa população, as principais vítimas do período. A diferença percentual ocorre porque ma denúncia pode resultar em mais de uma violação.

No caso d a população idosa, o aumento foi de 40% em denúncias de um ano pro outro e 39% no total de violações. Em 2023 essa era a segunda causa de denúncia mais comum no estado e foi superada em 2024 pelos casos de violência contra mulheres, quando houveram 7.445 denúncias e 41.642 violações.

Quando analisados somente os números pode ser difícil perceber a gravidade da situação, mas esses dados representam casos como o do abrigo “Lar de Idosas Filhas de Dulce”. O local foi fechado em setembro de 2024, após o Ministério Público constatar ocupação irregular de ímóvel público e que 16 idosas estavam abrigadas em estado de vulnerabilidade e risco à saúde. A instituição funcionava em desrespeito ao Estatuto da Pessoa Idosa.

Vulnerabilidade

O docente de direitos humanos da Wyden, Brenno Ribas, explica a razão para o maior número de ocorrências. “Esses dois grupos - crianças e idosos - são vítimas vulneráveis pelas condições intrínsecas como a questão física, questão de subdesenvolvimento no caso da criança, questão financeira, que acaba tornando eles um público suscetível”.

As ongs, como o Lar da Criança, que acolhem crianças vítimas de abandono e de violações dos direitos humanos, também sentem essa realidade. Conforme a gestora do espaço, Iraci Coimbra, nos últimos tempos a maior parte das crianças que chegam ao local são vítimas de situações de vulnerabilidade e abuso. Além do acolhimento, o local encaminha as vítimas para os órgãos específicos, como o Ministério Público.

Na Bahia, o aumento das denúncias de violações de direitos humanos foi de 33% de 2023 para 2024. Em 2023, a Bahia estava na quinta posição entre os estados com maior número de denúncias com 27.650, a posição se manteve em 2024 com o total de 36.761 denúncias. Com relação às violações, o crescimento foi de 31% de um ano pro outro.

Dentro de casa

O acréscimo de denúncias e ocorrências não aconteceu só no estado, mas no país como um todo. O número de denúncias registrado em 2024 (657 mil) no Brasil é 22% maior que o de 2023 (546), conforme dados do Disque 100. Quando observadas as violações, o dado também aumenta de 3,4 milhões em 2023 para 4,3 milhões em 2024, ainda conforme o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O local mais comum para as ocorrências no estado e no país foram as residências em que a vítima e o suspeito residiam.

Esse aumento das denúncias tem duas razões, conforme Brenno. “Pode refletir o avanço da consciência da sociedade sobre a importância de denunciar, por outro lado também revela a persistência e até intensificação desses contextos de vulnerabilidade que permitem a continuidade dessas violações”, afirma.

Os estados com maior número de denúncias que a Bahia, são: São Paulo (174,6 mil), Rio de Janeiro (83,1 mil), Minas Gerais (72,8 mil), e Rio Grande do Sul (35,1 mil). No ranking por violações de direitos humanos, os quatro mantêm a mesma posição com 1,17 milhão de ocorrências; 562,1 mil; 490,6 mil; 240,2 mil, respectivamente.

As infrações mais recorrentes no país são a violação à integridade por negligência 464,3 mil ocorrências; tortura psíquica (389,3 mil) e a violação à integridade física com exposição de risco à saúde (368,7 mil).

A denúncia para o Disque 100 - Disque Direitos Humanos - pode ser feita por qualquer pessoa, não necessariamente a própria vítima. Além do telefone de contato (100), também é possível denunciar por mensagem de Whatsapp (61) 99611-0100 e pelo aplicativo de mensagens Telegram (basta digitar "direitoshumanosbrasil" no aplicativo).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

disque 100 violação de direitos humanos violência contra crianças e adolescentes violência contra idosos Violência contra mulheres

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fechamento de lar de idosos em Salvador, em setembro último, envolveu situação de vulnerabilidade e risco à saúde para os abrigados
Play

VÍDEO: ambulância do Samu pega fogo em Salvador

Fechamento de lar de idosos em Salvador, em setembro último, envolveu situação de vulnerabilidade e risco à saúde para os abrigados
Play

VÍDEOS: bandidos em motos tocam o terror e realizam assaltos em Salvador

Fechamento de lar de idosos em Salvador, em setembro último, envolveu situação de vulnerabilidade e risco à saúde para os abrigados
Play

"Está de jaleco no caixão", diz amiga sobre jovem morta em Salvador

Fechamento de lar de idosos em Salvador, em setembro último, envolveu situação de vulnerabilidade e risco à saúde para os abrigados
Play

Saiba quem é estudante morta em tiroteio na Engomadeira

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA