IMPACTO NA ROTINA
Nova Rodoviária terá ligação com metrô/VLT e fim da caminhada
Jerônimo promete entrega em 2026 e integração total; PRF reforçará segurança no entorno

Por Jair Mendonça Jr

A entrega da Nova Rodoviária de Salvador está próxima. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), as obras estão na fase final, e ele espera entregar o terminal no "início do próximo ano, no primeiro semestre de 2026", garantindo que será um equipamento importante para a transição para áreas como Cajazeiras, Águas Claras e Subúrbio.
Sempre passo por aqui, pela manhã e à tarde e, com a Nova Rodoviária, vai ficar mais movimentado, trazendo mais segurança
A declaração foi dada na segunda, durante entrevista. “Estamos próximos. Com certeza, até o início do próximo ano, nós teremos a entrega da nova rodoviária. Estamos na fase final, não quero dar uma data aqui porque ainda estou aguardando a equipe técnica fiscalizar a obra”, disse o petista.
O novo equipamento terá 127 mil m², oferecerá estacionamento para 800 veículos (incluindo vagas para carros elétricos) e 230 espaços comerciais, além de uma nova unidade do SAC.

A estrutura será conectada à estação Águas Claras do metrô, ao VLT de Salvador e a um terminal de ônibus com 10 linhas metropolitanas e demais linhas urbanas.
O novo equipamento está sendo construído e administrado pela Sinart, concessionária que também é responsável pela atual rodoviária, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM).
Já o governo da Bahia, por sua vez, apenas supervisiona as obras da nova rodoviária, já que o espaço é fruto de uma parceria público-privada (PPP).
O que dizem os moradores?
A mudança é aguardada com expectativa por passageiros como Hélio Sampaio, de 19 anos, morador de Cajazeiras. Atualmente, Hélio e seus colegas enfrentam uma rotina exaustiva, precisando percorrer a pé cerca de 1 km diariamente, expostos ao sol e à chuva, para acessar o transporte.

Hélio acredita que a nova rodoviária irá melhorar sua rotina: "Eu acredito que sim, porque provavelmente vai aumentar a quantidade de ônibus que passa aqui pela BR-324," e conclui que a mudança "vai adiantar meu caminho" ao permitir uma linha direta do Porto Seco Pirajá.
Elias do Nascimento, que também percorre um longo trajeto a pé diariamente, destaca o benefício da segurança que o novo terminal deve proporcionar.

“Sempre passo por aqui, pela manhã e à tarde e, com a Nova Rodoviária, vai ficar mais movimentado, trazendo mais segurança”, pontua Elias.
Por outro lado, Diego Lisboa, 37 anos, líder de loja, expressa preocupação com a segurança no entorno, especificamente na passarela recém reformada da região, que segundo ele, está sendo pouco utilizada.

"Além de ter um problema de execução, pois era para alça ter sido construída no sentido oposto (sentido Feira de Santana) - porque do jeito que tá, as pessoas andam mais -, tem o fato de à noite tá acontecendo assaltos, porque não tem segurança" afirma Lisboa.

Posicionamento da PRF
Em relação aos pontos levantados, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esclareceu que “a responsabilidade pela execução, manutenção e adequação da estrutura física e do projeto da passarela não é dela. Essa competência recai sobre o órgão ou a concessionária responsável pela administração da rodovia”, diz a nota.
Sobre os relatos de roubos noturnos, a PRF apontou que essas ocorrências não estão sendo formalmente registradas por meio dos canais oficiais de denúncia (191).
Contudo, ainda segundo a PRF, a instituição já realiza rondas preventivas e policiamento ostensivo no local e informou que “intensificará o patrulhamento no trecho, dada a importância da região e a iminente inauguração do novo terminal”.
A PRF reforçou a importância de a população utilizar o número de emergência 191 para registrar qualquer ocorrência, otimizando o direcionamento dos recursos de segurança pública.
Posicionamento da Conder
Já em relação a passarela, a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) nega que foi responsável pela construção do equipamento e diz que "ela já existia anteriormente e, no âmbito das obras de requalificação do entorno da Nova Rodoviária".
"A Companhia realizou apenas a extensão de uma das rampas, necessária para adequação ao novo traçado viário implantado na área. Portanto, não houve alteração no sentido da passarela nem execução de uma nova estrutura pela Conder, apenas a adaptação de um trecho para garantir a integração com o novo sistema viário", diz em nota enviada ao A TARDE.
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