LÍRIOS
Quem foi Wanda Chase, ícone da TV e voz ativa do movimento negro
Jornalista deixa um legado de dedicação à verdade, engajamento social e pioneirismo na luta pela igualdade racial
Por Jair Mendonça Jr

Figura icônica da comunicação baiana, Wanda Chase, conhecida por sua dedicação incansável à verdade, envolvimento com o Carnaval de Salvador e seu compromisso em trazer à luz histórias que muitas vezes eram ignoradas, foi uma jornalista que se destacou na TV Bahia por cerca de 27 anos.
Natural de Manaus, no Amazonas, se mudou para a Bahia em 1991 e, ao longo dos anos, foi se tornando uma referência. Além de sua carreira na televisão, com passagem também pela Rede Manchete e TV Cabo Branco, era conhecida por seu engajamento em causas sociais, especialmente no movimento negro. Aos 18 anos, incentivada por uma professora de redação, ela decidiu cursar Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas.
Leia Também:
Antes de morrer, mesmo aposentada, Wanda mantia a coluna Opraí Wanda Chase, no Portal IBahia, além de tocar outros projetos como o podcast Bastidores com Wanda Chase e um livro sobre o axé music.
Recentemente, ela enfrentou problemas de saúde, incluindo uma virose que evoluiu para infecções urinária e intestinal, e, ao ser internada, foi diagnosticada com um aneurisma dissecante da aorta. Ela morreu na madrugada desta quinta-feira, 3, no Hospital Teresa de Lisieux.
Última aparição
A última vez que Wanda Chase foi vista publicamente foi no Carnaval deste ano, quando comandou o Observatório A TARDE, estrtutura montada pelo Grupo A TARDE no Hotel Monte Pascoal, na Barra, em Salvador. No local, ela abrilhantou a transmissão da folia momesca com seu rico conhecimento sobre a festa. A jornalista foi homenageada por diversos artistas, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Leo Santanna, Márcio Victor e Bell Marques, que fizeram questão de parar os respectivos trios para conversar com a comunicadora e relembrar histórias de antigos carnavais.

Premiada
Com uma carreira consolidada e repleta de conquistas, Wanda ganhou 45 prêmios ao longo de sua trajetória profissional e foi homenageada com o título de Cidadã Soteropolitana pela Câmara Municipal de Salvador em 2002. Este ano, ela seria agraciada com o título de Cidadã Baiana pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), cerimônia que foi adiada devido às suas condições de saúde.

Amizade com Glória Maria
As duas jornalistas se conheceram nos anos 1990 e mantiveram uma relação próxima até o falecimento de Glória, em 2023. Em uma conversa anterior à morte da amiga, Wanda recordou momentos marcantes das vidas delas, incluindo risadas sobre a idade.
Nota de pesar do Grupo A Tarde:
"Que Wanda descanse em paz, que seus familiares sejam confortados. Agradecemos a ela pela sua energia e por ter estado conosco nesse Carnaval, creditando ao centenário sua força, reputação, credibilidade e energia do segmento ao nosso projeto Observatório", disse João Mello Leitão, presidente do Grupo A Tarde.
Nota divulgada pela família de Wanda:
"A família Chase, lamenta com pesar, informar o falecimento da irmã, tia e tia avó Wanda Chase. Jornalista, uma mulher pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia.
Nascida no Amazonas, Wanda Chase construiu uma carreira exemplar no jornalismo, passando por importantes veículos de comunicação, como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, Tv Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e por último, a convite, por 27 anos na Tv Bahia.
Além de sua destacada atuação como repórter, editora, colunista e apresentadora, Wanda Chase foi uma militante incansável do movimento negro, lutando por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afrodescendentes.
Mesmo após sua aposentadoria, Wanda, continuou ativa, escrevendo sua coluna “Opraí Wanda Chase” no Portal IBahia e trabalhando em projetos como um podcast “Bastidores com Wanda Chase” e um livro sobre a axé music.
Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras.
Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência.
Na vida a Wanda amou tudo que fez e nosso amor por ela é para sempre.
Em breve daremos informações sobre o funeral".
Nota de pesar da SecultBA
"É com profundo pesar que a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lamenta o falecimento da jornalista Wanda Chase, ocorrido na noite desta quarta-feira (2), em Salvador.
Nascida no Amazonas e radicada na Bahia desde 1991, Wanda Chase construiu uma trajetória profissional exemplar, marcada pela paixão pelo jornalismo e pela luta em defesa da igualdade racial e da representatividade na mídia. Sua atuação em importantes veículos de comunicação a consolidou como uma das mais importantes jornalistas da Bahia.
Além de sua atuação como repórter, editora, colunista e apresentadora, Wanda Chase foi uma referência para a cultura baiana e uma militante incansável do movimento negro, lutando por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afro-indígenas. Sua voz potente e sua coragem em abordar temas como racismo e desigualdade social a tornaram uma referência para as novas gerações de jornalistas e ativistas.
Mesmo após a aposentadoria, Wanda Chase continuou ativa, escrevendo uma coluna semanal para um site de notícias e trabalhando em projetos como podcasts e um livro sobre a axé music.
Ainda este ano, Wanda Chase trabalhou na transmissão do Carnaval. Em março, ela seria homenageada com o título de Cidadã Baiana pela Assembleia Legislativa, um reconhecimento à sua contribuição para o estado. Infelizmente, não pôde receber a homenagem devido à sua hospitalização.
Sua partida deixa um vazio irreparável no jornalismo, na cultura e no movimento negro, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela justiça social continuará a inspirar a todos nós.
A SecultBA se solidariza com a família, amigos e admiradores de Wanda Chase neste momento de dor e expressa suas mais sinceras condolências".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes