Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Canetas emagrecedoras: o que você pode estar perdendo além do peso

Nutróloga explica como utilizar medicamento com segurança

Victoria Isabel

Por Victoria Isabel

01/10/2025 - 7:50 h | Atualizada em 01/10/2025 - 8:02
A prescrição desses fármacos deverá ser feita em duas vias
A prescrição desses fármacos deverá ser feita em duas vias -

Na busca pelo emagrecimento, o corpo pode eliminar massa muscular, essencial para força, mobilidade e saúde metabólica. Esse efeito também acontece durante o uso das populares canetas emagrecedoras, análogas de GLP-1, como a semaglutida (presente no Ozempic) e a tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro), indicados para pacientes com diabetes e obesidade.

Durante o XXIX Congresso Brasileiro de Nutrologia – CBN 2025, realizado entre 25 e 27 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a médica nutróloga Dra. Ligiê Helena Moreira Brito (RJ), membro da Comissão Científica e docente dos cursos de pós-graduação da ABRAN, discutiu estratégias para preservar a massa magra em pacientes que utilizam agonistas de GLP-1 e GIP.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Como preservar massa muscular

Dra. Ligiê destacou que o uso das chamadas canetas emagrecedoras deve ser feito com critério médico, avaliação individual e foco na saúde do paciente, e não apenas na estética.

“A proposta é explorar qual a melhor conduta a ser adotada, com as respectivas suplementações em cada etapa do processo, pois esta atenção é essencial para a preservação da massa muscular, da massa óssea e de órgãos vitais, como coração e cérebro”, explicou.

Ligiê Helena Moreira Brito
Ligiê Helena Moreira Brito | Foto: Victoria Isabel | Ag. A Tarde

A nutróloga detalhou a importância de estratégias voltadas para a manutenção da massa muscular durante o uso dos análogos de GLP-1, medicamentos atualmente mais utilizados no mundo para tratamento da obesidade.

“Este é um medicamento de grande impacto, mas se usado sem orientação adequada, o paciente pode perder massa muscular e desenvolver complicações relacionadas à sarcopenia, como fragilidade óssea, dificuldade de locomoção e perda de força funcional. Mesmo indivíduos com peso normal podem ficar vulneráveis se o manejo não for correto”, alertou.

Abordagem multidisciplinar

Ela ressaltou ainda que o tratamento da obesidade exige uma abordagem multidisciplinar. “O médico nutrólogo não pode agir sozinho. É fundamental contar com apoio de psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. Mesmo em contextos com recursos limitados, como o SUS, é possível oferecer suporte adequado se houver encaminhamentos corretos e engajamento do profissional com o paciente”, destacou.

Dra. Ligiê também explicou conceitos importantes que envolvem a saúde muscular, como a sarcopenia e a mioesteatose:

  • Sarcopenia é a diminuição da massa muscular esquelética, força e função, afetando atividades simples do dia a dia.
  • Mioesteatose é a infiltração de gordura no músculo, tornando-o inflamado e funcionalmente prejudicado.

"Compreender esses processos é essencial para o manejo seguro dos pacientes que utilizam as canetas emagrecedoras, idosos ou portadores de doenças crônicas”, completou.

Emagrecimento consciente

Segundo a nutróloga, o foco do tratamento deve ser sempre o emagrecimento consciente, garantindo preservação muscular, óssea e metabólica. “Estamos no auge da evolução médica com esses medicamentos, mas o manejo precisa ser estruturado, personalizado e baseado em evidências para proteger a saúde do paciente a longo prazo”, finalizou.

O peso da Caneta

O Portal A TARDE produziu uma série especial de reportagens, intitulada “O Peso da Caneta”, para investigar o cenário atual das canetas emagrecedoras, medicamentos que têm ganhado popularidade no país.

Na primeira reportagem, a equipe abordou o aumento dos casos de contrabando e roubo desses medicamentos em Salvador, revelando a atuação do mercado ilegal que se formou em torno das substâncias.

Na segunda matéria, o foco foi voltado aos impactos psicológicos e às questões emocionais relacionadas ao uso e à busca por resultados rápidos com as canetas emagrecedoras.

Já na terceira reportagem, endocrinologistas foram ouvidos para esclarecer os reais efeitos desses medicamentos no organismo e discutir se, de fato, representam uma solução definitiva para a obesidade.

*A repórter viajou para São Paulo a convite da ABRAN.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

canetas emagrecedoras Mounjaro Ozempic

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A prescrição desses fármacos deverá ser feita em duas vias
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

A prescrição desses fármacos deverá ser feita em duas vias
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

A prescrição desses fármacos deverá ser feita em duas vias
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

A prescrição desses fármacos deverá ser feita em duas vias
Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

x