Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
21/02/2024 às 5:10 - há XX semanas | Autor: Ian Peterson

SAÚDE

Curso de Oncologia e Reconstrução Mamária é oferecido em Salvador

Especialização ocorre através de parceria entre o HAM e a SBM

Imagem ilustrativa da imagem Curso de Oncologia e Reconstrução Mamária é oferecido em Salvador
-

O Hospital Aristides Maltez (HAM), referência no tratamento de câncer na Bahia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) anuncia a realização de um curso especializado em Oncoplastia e Reconstrução Mamária, visando capacitar profissionais de saúde de todo o Brasil. O programa é composto por 11 módulos ao longo do ano, e espera beneficiar mais de 99 pacientes. Ao todo serão 12 vagas para os profissionais

A iniciativa surge em resposta à baixa taxa de reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente em apenas 30%, e pretende não apenas aprimorar as habilidades dos profissionais mas também melhorar significativamente a qualidade de vida e os resultados estéticos das pacientes.

A Dra. Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do hospital, esclarece que a oncoplastia é um conjunto de técnicas cirúrgicas que visam, além de eliminar o câncer com segurança oncológica, proporcionar um resultado estético satisfatório às pacientes, garantindo a simetria entre as mamas e a reconstrução para aquelas que passaram por mastectomia.

“Nossa meta é formar especialistas altamente qualificados para oferecer o melhor tratamento possível às nossas pacientes, restaurando não apenas seu bem-estar físico mas também sua autoestima”, enfatiza.

Para participar do curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária, o profissional precisa ser um mastologista ou cirurgião plástico interessado em aprimorar suas habilidades nas técnicas de reconstrução mamária.

“Nosso ambulatório já é reconhecido por sua excelência em oncoplastia mamária. Com este curso, aumentaremos ainda mais o número de cirurgias reconstrutivas realizadas, beneficiando não só as pacientes em tratamento mas também aquelas que já concluíram e desejam passar pela reconstrução.” exalta a chefe do setor.

Os critérios para pacientes que desejam participar dos procedimentos incluem uma avaliação médica para determinar a elegibilidade. Essa avaliação é crucial, especialmente para aqueles com diagnóstico recente de câncer de mama ou que tenham passado por mastectomias no passado.

A Nilma Moreira realizou o procedimento em 2020 e revela que foi um susto receber a notícia da mastectomia. “Perder a mama é difícil para qualquer mulher. Mas junto com essa notícia, veio o alívio de saber que faria a reconstrução imediatamente.”, conta.

“Eu fiz a cirurgia, fiz a reconstrução mamária, coloquei a prótese, tive todo o porto operatório, meu porto operatório foi super tranquilo, não teve nenhuma intercorrência, minha cicatrização foi ok”, explica ela.

Apesar da recuperação de Moreira ter sido de forma tranquila, o pós-operatório da mastectomia envolve cuidados essenciais para garantir a recuperação adequada. Desde a administração de analgésicos para alívio da dor até a manutenção do dreno por até duas semanas, troca de curativos, e uso contínuo de sutiã pós-cirúrgico, são medidas cruciais para uma recuperação bem-sucedida.

Além disso, exercícios simples, como levantar o braço e abrir e fechar os cotovelos, são recomendados desde o primeiro dia, com possível apoio de fisioterapeutas. Além disso, o uso de antibióticos, anti-coagulantes e uma dieta hiperproteica são considerados após cirurgias reconstrutoras.

“Hoje, após a cirurgia, posso usar qualquer roupa e me sentir linda e confiante, algo que seria diferente se não tivesse feito a reconstrução”, conta Nilma sobre os resultados após a reconstrução.

O mastologista Paulus Fabrício Ramos, da SBM, explica que como funcionará o curso modular, que terá início no dia 29 de fevereiro. “O curso ocorre uma vez por mês, especificamente em uma quinta-feira, sexta-feira e sábado. Ele é dividido em 11 módulos, e a conclusão bem-sucedida de todos os módulos capacita o aluno para realizar procedimentos de reconstrução mamária. O curso é teórico e prático, com a presença de professores nacionais e internacionais”, inicia.

Os módulos do curso abrangem diversas técnicas cirúrgicas voltadas para a reconstrução mamária. O primeiro módulo inicia com uma introdução à reconstrução mamária em oncoplastia. Posteriormente, os módulos abordam conteúdos técnicos específicos como reconstruções com próteses e cirurgias conservadoras. “ A gente vai fazer com a parte reconstruções de próteses uma parte de cirurgias conservador cirurgias de simetrização das mamas. Quando apenas uma das mamas se recupera, Vai fazer uma técnica lá pra poder deixar a mama mais parecida com a outra”, explica Paulus.

Os interessados devem acessar o site da SBM. conferir o edital e realizar a sua pré-incrição pelo e-mail: [email protected]. São 12 vagas. Mais informações pelo WhatsApp: (21) 97271-0192.

Assuntos relacionados

Bahia Câncer curso hospital aristides maltez Oncoplastia Sociedade Brasileira de Mastologia

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Câncer curso hospital aristides maltez Oncoplastia Sociedade Brasileira de Mastologia

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia Câncer curso hospital aristides maltez Oncoplastia Sociedade Brasileira de Mastologia

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

Play

Terapeutas e escritores debatem a depressão em série de entrevistas

Play

Infectologista condena liberação de máscaras em locais fechados

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA