COMBATE AO CÂNCER
Diagnóstico precoce eleva chances de cura em 90%, diz oncologista
Pessoas que se curaram do câncer afirmam que primeiro passo é aceitar a doença
Por Da Redação
As chances de se curar do câncer quando o diagnóstico é precoce são de mais de 90% em alguns tipos de tumores, disse a oncologista Vanessa Dybal, da Clínica AMO, de Salvador.
"É preciso estar atento a qualquer modificação no corpo e buscar orientação médica. Manchas que crescem na pele, mudam de cor ou sangram; cansaço excessivo; nódulos em crescimento, alterações persistente do hábito intestinal, e perda significativa de peso sem motivo aparente dão pistas de que algo não vai bem e merece investigação", afirmou Vanessa, que também é integrante da rede de saúde integrada Dasa.
“Além disso, fazem a diferença os novos tratamentos, cada vez mais individualizados, aliados ao acolhimento feito por uma equipe multidisciplinar e preparada para fazer a navegação do paciente durante todas as etapas do combate ao câncer”, continuou a oncologista da Clínica Amo.
Leia mais: Pílula experimental é esperança de cura para pacientes com leucemia
Experiência de quem venceu a doença
Diagnosticada há três anos com câncer de colorretal, a corretora Larisse Brito, de 38 anos, disse que o primeiro passo para superar a doença é aceitá-la, para em seguida seguir em frente e ir à luta. "O diagnóstico do câncer, deve ser vista como uma certidão de nascimento, porque você passa cuidar de si de uma forma melhor, mais cuidadosa, com mais qualidade”, afirmou Larisse.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes