Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE

MORTES CONFIRMADAS

Governo da Bahia anuncia plano para enfrentamento da dengue

Na quinta-feira, 15, a secretaria confirmou duas mortes por dengue no estado

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Jerônimo Rodrigues em reunião com a pasta estadual da Saúde
Jerônimo Rodrigues em reunião com a pasta estadual da Saúde - Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Governo da Bahia, anunciou, nesta sexta-feira, 16, um plano de ação para enfrentamento da dengue com intensificação de atendimentos e capacitação de equipes. Entre 31 de dezembro do ano passado e quarta-feira, 14, a Secretaria de Saúde (Sesab) notificou 6.300 casos prováveis de dengue em todo estado.

Nesta sexta-feira, 16, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Sesab, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para discutir estratégias emergenciais no combate à doença.

Tudo sobre Saúde em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Os municípios baiano com maior incidência da doença são Jacaraci e Piripá. O estado está com 13 municípios em epidemia de dengue. É o que aponta o levantamento feito no Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan), divulgado pela Sesab.

Na quinta-feira, 15, a secretaria confirmou duas mortes por dengue no estado. Ambas aconteceram em cidades do sudoeste do estado e entre elas uma criança de 5 anos.

Ações

Uma das principais medidas discutidas foi a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios em situação de epidemia, risco e alerta da dengue, e orientação à população quanto à prevenção e atenção aos sintomas da doença.

As equipes da Sesab irão realizar visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), para promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telesaúde.

Veja abaixo mais medidas:

vacinação com a chegada de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde;

aplicação do carro fumacê;

cuidados com habitações que estão isoladas ou esvaziadas.

O órgão também está equipado com drones para realizar o mapeamento e identificação de possíveis focos de reprodução do mosquito. A secretaria vai, ainda, ordenar a realização de mutirões de limpeza em áreas consideradas críticas a fim de eliminar recipientes que possam acumular água parada.

No sábado, 17, a Sesab dará continuidade às estratégias de atuação no enfrentamento à dengue, reunindo os prefeitos de 39 municípios baianos que se encontram em situação de epidemia, risco e alerta.

Com a agenda, órgãos governamentais e municipais alinharão esforços e fortalecerão a cooperação na luta contra a dengue, protegendo a saúde da população e contendo a propagação da doença.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bahia combate Dengue emergenciais estratégias governo prevenção REUNIÃO Saúde secretaria da saúde

Relacionadas

Mais lidas