VÍRUS
HMPV: Cinco anos após a Covid-19, vírus preocupa autoridades na China
Vírus respiratório já está superlotando hospitais
Por Redação
Cinco anos depois da pandemia de Covid-19, a China enfrenta um aumento preocupante de infecções por metapneumovírus humano (HMPV). O vírus respiratório, que já está superlotando hospitais, tem levado as autoridades chinesas a adotarem medidas emergenciais para monitorar e controlar os casos.
Embora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC) não tenha divulgado números específicos, o órgão confirmou que as infecções respiratórias, incluindo as causadas pelo HMPV, estão em alta neste inverno. Em resposta, sistemas de monitoramento foram reforçados, e um programa piloto foi implementado para rastrear casos de pneumonia de origem desconhecida, segundo a Televisão Central da China (CCTV).
>>> Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose, diz estudo
>>> Casos de dengue em 2024 passam de 6,4 milhões; mortes somam 5,9 mil
>>> Hospital em Salvador realiza tratamento pioneiro contra câncer de próstata
O metapneumovírus humano é conhecido por causar sintomas semelhantes aos de resfriados e gripes, como tosse, congestão nasal, coriza e rouquidão. Em casos mais graves, pode provocar falta de ar. Apesar da preocupação atual, o HMPV não é novo: foi identificado pela primeira vez em 2001 e é transmitido por gotículas respiratórias ou contato com superfícies contaminadas.
Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não declarou estado de emergência, e na vizinha Índia, autoridades afirmaram que o HMPV é "como qualquer outro vírus respiratório", minimizando a necessidade de alarme.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes