OUTUBRO ROSA
Hospital da Mulher ganha serviço de radiologia
Unidade, que já realizou mais de 51 mil sessões de quimioterapia, passa a oferecer o procedimento em 2024
Por Da Redação
Especializado no diagnóstico e tratamento das principais doenças que acometem a mulher, como o câncer de mama, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos passará a realizar mais um serviço no tratamento de pacientes oncológicas, a radioterapia. No hospital, atualmente, as pacientes já têm acesso a outros tipos de tratamento, como a quimioterapia e cirurgias oncológicas.
O novo serviço integrará a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do hospital. Com 40% de avanço, as obras para instalação do serviço de radioterapia seguem dentro do cronograma e têm previsão de finalização em janeiro de 2024. A ampliação representa um investimento de R$ 36,8 milhões.
Desde a inauguração do hospital, em janeiro de 2017, somente na área de oncologia já foram realizadas mais de 51 mil sessões de quimioterapia e mais de 44 mil atendimentos médicos em oncologia clínica. “São números que mostram a grandiosidade do hospital, mas que, além disso, representam cada mulher sendo atendida de forma adequada e tendo a sua saúde reestabelecida”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
O coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital da Mulher, o médico André Dias, aponta que a implantação do serviço de radioterapia na Unacon vai trazer ganhos tanto para os profissionais quanto para as pacientes. “Teremos uma maior integração de toda a equipe de profissionais, o que reflete em uma melhor assistência”, afirma André Dias. “Atualmente, sempre que uma paciente que é assistida no Hospital da Mulher precisa fazer radioterapia, ela tem o tratamento garantido em outra unidade.”
Tratamento com amor
No Hospital da Mulher, o Serviço de Oncologia Clínica é conhecido como “Tratamento com Amor”. No local, uma equipe multiprofissional cuida das diversas demandas da assistência às pacientes. Uma delas é Sílvia Letícia Santos Cardoso. Em 2020, ela teve diagnosticado um câncer de mama e passou a ser acompanhada na unidade. “O cuidado dos profissionais é muito importante”, afirma. “O acolhimento, a boa energia e o aconchego que tenho na unidade me faz sentir mais tranquila e com a certeza que o tratamento já deu certo.”
Moradora de Salvador, Sílvia Letícia conta que a certeza da doença veio depois de realizar a mamografia e exames confirmatórios. “Depois de perceber um nódulo estranho na mama, busquei um mastologista rapidamente, porque tenho histórico na família”, relata. “Diante de todas as evidências e com os exames, o médico me deu o diagnóstico. Tentei o tratamento pelo plano de saúde, mas não consegui. Como o médico disse que não poderia esperar para iniciar o tratamento, busquei atendimento pelo SUS. Foi então que iniciei meu tratamento no Hospital da Mulher.”
Além de todo o tratamento oncológico, no Hospital da Mulher as pacientes, quando têm indicação, podem também passar pela cirurgia de reconstrução de mama. Ao longo dos seis anos e meio de funcionamento, já foram realizados mais de 1,3 mil procedimentos do tipo na unidade. “Isso traz ganhos físicos e psicológicos para as mulheres”, pontua o médico André Dias. “Esse impacto positivo faz aumentar a adesão ao tratamento.”
Como ser atendida
No Hospital da Mulher, todos os procedimentos são agendados. As mulheres interessadas precisam primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde em sua cidade para serem encaminhadas para os serviços.
Quem faz o agendamento é a secretaria municipal de saúde, por meio de um sistema chamado Lista Única. Dessa forma, as vagas ficam disponíveis para os 417 municípios da Bahia. O sistema é gerido pela Sesab.
Se a mulher já possuir um encaminhamento, deve entrar em contato com a secretaria da saúde da sua cidade para solicitar o seu cadastro na Lista Única e o agendamento de sua consulta ou procedimento.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes