SAÚDE
Hospital Ortopédico da Bahia implementa novo serviço de hematologia
Serviço oferce cuidado mais efetivo para pacientes que apresentam alterações no sangue
Por Redação
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade pública administrada pelo Einstein, implementou um serviço de hematologia no ambulatório da unidade, para oferecer um cuidado mais personalizado e efetivo para pacientes que apresentam alterações no sangue que estejam ou não relacionadas a determinadas doenças, com previsão de cirurgia.
Após a entrada no ambulatório, os pacientes passam por uma primeira avaliação da equipe multidisciplinar e realizam os exames indicados, incluindo os de sangue, para que, a partir disso, seja definido o melhor tratamento. Os hematologistas “entram em cena” quando são identificadas alterações sanguíneas nesses exames.
Leia mais
>> Cresce pressão para rotular bebidas alcoólicas como cancerígenas
>> Corrida de rua sem acompanhamento profissional pode trazer prejuízos
Uma patologia já identificada em alguns pacientes tratados no Ortopédico é a anemia falciforme. Isso porque a doença genética - caracterizada por uma mutação no gene que produz a hemoglobina, que é responsável por transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo - gera algumas complicações ortopédicas, principalmente no quadril.
A Bahia é o estado que apresenta a maior incidência de anemia falciforme no país, o que se relaciona ao fato de que a doença é mais comum na população afrodescendente. Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, estimam-se de 700 a 1.000 novos casos por ano. Na Bahia, a incidência estimada é de 1 caso para cada 650 nascimentos.
A doença, que costuma se manifestar a partir do primeiro ano de vida por meio de sintomas como crises de dor, infecções e eventos vasculares, requer um acompanhamento multidisciplinar precoce para que complicações como problemas de quadril (como osteonecrose) e outras condições sejam evitadas, preservando a qualidade de vida do paciente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes