BAHIA E SERGIPE
Mamografias serão realizadas gratuitamente em 5 mil mulheres
Detalhes sobre marcações de exames serão divulgados no final do mês pelas redes sociais do Grupo CAM
Mulheres da Bahia e de Sergipe poderão realizar mamografia gratuitamente esse ano. Neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, o câncer de mama deve registrar 66.280 novos casos no Brasil nesse ano até dezembro, sendo que na Bahia a estimativa é de 3.460 novos casos da doença, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer - INCA.
Por conta dessa realidade, a mastologista do Grupo CAM - Oncoclínicas, Carolina Argolo, buscou fazer algo a mais para fortalecer ações de prevenção ao câncer de mama, que ganham uma maior atenção durante o Outubro Rosa. Por isso, ela mobilizou a campanha que doará cinco 5 mil mamografias nos dois estados nordestinos.
Todos os detalhes sobre as marcações dos exames serão divulgados no final do mês pelas redes sociais do Grupo CAM (@grupo_cam) e da mastologista Carolina Argolo (@seioquecuido).
A ação “Meu Combustível Salva”, chega ao seu segundo ano com uma meta ainda maior, após o resultado positivo da primeira edição, realizada em 2021. Carolina explica que, ao longo do mês de outubro, parte da renda de postos selecionados da rede Shell será doada para a realização dos exames.
Para completar o ciclo de cuidado e proteção, as mulheres cujos resultados sejam positivos para o câncer de mama serão encaminhadas para acompanhamento no Hospital Aristidez Maltez.
Segundo a médica, a mamografia é o único método de rastreamento capaz de reduzir a mortalidade, por conta da possibilidade de diagnóstico precoce. “Na campanha do ano passado, doamos 1.100 mamografias, sendo que tivemos diagnósticos positivos em 2% dos casos”.
Desafio Outubro Rosa
No dia 23 de outubro, será realizado o Desafio Outubro Rosa, uma corrida disputada nas ruas de Salvador, cuja renda será destinada ao Hospital Aristidez Maltez com o objetivo de que as mulheres possam dar continuidade ao tratamento na instituição. “As pacientes que fizerem os exames e apresentarem suspeita de câncer serão orientadas para a marcação, para que possam seguir o tratamento”, acrescenta a Dra. Carolina Argolo.
Além disso, segundo a médica, a campanha, que tem foco na prevenção, busca estimular hábitos saudáveis, fundamentais para se evitar o desenvolvimento da doença. Por isso, ao longo do mês, outras atividades esportivas serão realizadas com esse objetivo “A prática de exercícios é um ponto importante na prevenção. É preciso gerar a conscientização de que o câncer de mama é altamente incidente em mulheres e pode levar à morte”.
O cenário
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, nas faixas etárias pré e pós menopausa, o risco de ter câncer de mama aumenta em mulheres com excesso de gordura corporal, especialmente aquelas que apresentam medidas aumentadas da circunferência abdominal.
Manter-se no peso adequado, praticar atividade física regular, ter uma alimentação saudável e rica em fibras, frutas, verduras e legumes, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e de carnes vermelhas, não fumar, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados são alguns hábitos que podem ajudar na prevenção do câncer.
“Sabemos que os hábitos saudáveis podem prevenir cerca de 30% dos casos de câncer, então buscamos promover a realização dos exames de rotina voltados à detecção da doença, como a mamografia, prática de atividades físicas e a conscientização das pessoas a respeito da importância da adoção de um estilo de vida saudável. Os exercícios físicos feitos regularmente são benéficos não apenas na prevenção do câncer, mas para a saúde em geral”, finaliza.
Sobre a Oncoclínicas
Fundada em 2010, a Oncoclínicas (ONCO3) é o maior provedor de tratamento oncológico do Brasil e da América Latina. O grupo conta com 129 unidades, entre clínicas de especialidades, diagnóstico e prevenção do câncer, centros ambulatoriais de tratamento infusional e radioterapia, laboratórios de genômica, anatomia patológica e centros de alta complexidade (cancer centers), estrategicamente localizados em 35 cidades brasileiras.
Desde sua fundação, a Oncoclínicas tem passado por um rápido processo de expansão, com o propósito de elevar e democratizar o acesso ao melhor tratamento oncológico.
O corpo clínico da Companhia é composto por mais de 1.900 médicos especialistas com ênfase em oncologia, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pela linha de cuidado integral no combate ao câncer.
A Oncoclínicas tem parceria exclusiva no Brasil como o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado à Harvard Medical School, em Boston, EUA.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes