Nova vacina contra covid-19 é aprovada pela Anvisa | A TARDE
Atarde > Saúde

Nova vacina contra covid-19 é aprovada pela Anvisa

O imunizante, que será ministrado em apenas duas doses, é destinado para adultos, crianças e bebês

Publicado quarta-feira, 06 de março de 2024 às 18:08 h | Autor: Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro à Adium do Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro à Adium do Brasil -

Mais uma vacina contra covid-19 foi aprovada no Brasil. O imunizante, recomendado para adultos, crianças e bebês a partir de seis meses, será ministrado em apenas duas doses - o que pode ampliar a cobertura vacinal no país, que está enfrentando aumento de casos nos últimos meses.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro à Adium do Brasil, representando a Moderna, empresa de biotecnologia pioneira em terapias e vacinas de RNA mensageiro (mRNA), que produziu uma vacina atualizada com a proteína Spike codificada para a sublinhagem XBB.1.5 do SARS-CoV-2.

Leia mais: Bahia atinge a marca de 100 mortes pela Covid-19 em 2024

A plataforma mRNA presente no imunizante, e base de estudo da Moderna há mais de 10 anos, permite rápida atualização, assim acompanhando as mutações do SARS-CoV-2 e ainda possui potencial de aplicação para diversas finalidades, como terapias oncológicas e outras doenças infecciosas.

“As vacinas contra covid-19 têm se mostrado eficientes na redução do risco de hospitalizações e mortes, e são vitais para garantir proteção aos grupos de risco, como pessoas idosas e imunossuprimidos”, destaca Glaucia Vespa, diretora médica regional para vacinas na América Latina da Adium, em parceria com a Moderna.

Após a aprovação da vacina, o próximo passo será a definição do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), para que o imunizante possa ser disponibilizado ao mercado nacional.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS