CORONAVÍRUS
Saúde vai repassar R$ 160 milhões para tratar covid longa
A pasta estima que cerca de 10 milhões de pacientes já tenham sido afetados por esta condição no Brasil
Por Da Redação

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 16, o repasse de cerca de R$ 160 milhões destinados ao atendimento de pessoas com sintomas pós-covid. A pasta estima que cerca de 10 milhões de pacientes já tenham sido afetados por esta condição no país.
Esse recurso poderá ser aplicado no reforço da Atenção Primária nos municípios e no Distrito Federal. O ministério propõe ações, como, por exemplo, a busca ativa, o diagnóstico, o tratamento e o monitoramento de casos de covid longa, além da orientação da população sobre o tema.
De acordo com a Saúde, são os sintomas mais comuns da covid longa: cansaço, falta de ar diante de esforços, tosse, dor torácica, perda de olfato e paladar, cefaleia, alterações de memória, déficit cognitivo, ansiedade e depressão. Como covid longa, foram definidas as "manifestações clínicas novas, recorrentes ou persistentes presentes após a infecção aguda por SARS-CoV-2 quando estas não são atribuídas a outras causas".
A covid longa é alvo de preocupação entre médicos, cientistas e a OMS (Organização Mundial de Saúde). Calcula-se que um em cada cinco pacientes de covid-19 pode desenvolver a condição. Para diagnosticar que uma pessoa tem a covid longa (ou condição pós-covid), o órgão internacional estipula que os sintomas devem durar três meses após a infecção. No entanto, parte dos médicos e pesquisadores, chama de covid longa a presença de sintomas por prazo até menor do que este.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes