MODELO ARQUITETÔNICO
UBS terá novo modelo que vai ampliar a rede do SUS
Projeto arquitetônico completo está disponível para estados e municípios
Por Redação
O Ministério da Saúde disponibilizou os projetos de arquitetura e infraestrutura para a construção de 148 Unidades Básicas de Saúde Porte III.
“Essa iniciativa enfatiza a responsabilidade entre União, estados e municípios para o fortalecimento do SUS, com a expansão e melhoria da Atenção Primária à Saúde ”, diz o diretor de programas da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, Henrique Chaves.
Os gestores estaduais e municipais passam a contar com um projeto arquitetônico desenvolvido na plataforma BIM, metodologia que reúne e organiza as informações de uma construção, desde o modelo até o orçamento dividido em núcleos temáticos, que visa contribuir na economicidade e agilidade da construção e no uso dos recursos.
Núcleos
As UBS Porte III contarão com núcleos de cuidado que trarão racionalidade aos fluxos assistenciais e irão potencializar premissas de humanização e acessibilidade.
O núcleo de acesso e acolhimento contempla espaços para usuários e acompanhantes, salas de acolhimento, de espera e recepção. O núcleo de medicação, procedimentos, exames e assistência farmacêutica compreende alas para pré-diabéticos, tratamento de feridas, realização de medicação, reidratação oral e outros serviços.
O núcleo do cuidado integral traz um ambiente inovador, voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humanizada. São consultórios para o atendimento multiprofissional, com nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais que qualificam a atenção ao usuário. Este núcleo inclui a sala lilás, para atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade por conta de violência doméstica.
>>>Clique aqui para conferir os projetos referenciados para construção das UBS Porte III
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes