LEVANTAMENTO
Maioria das empresas latinoamericanas usa IA para criar produtos
Estudo do Google Cloud e National Research Group também aponta maior produtividade de suas organizações a partir do uso da IA generativa
Por Da Redação
Das 2,5 mil empresas latinoamericanas que usam a Inteligência Artificial (IA) Generativa, 63% delas utilizam o recurso para o desenvolvimento de novos produtos. É o que aponta o estudo global ‘Retorno Sobre Investimento da IA Generativa’, conduzido pelo Google Cloud e National Research Group.
Grande parte dessas instituições (74%) também apontam um crescimento da produtividade de suas organizações a partir do uso da IA generativa. Outros 67% verificaram melhorias na experiência do usuário, 67% no crescimento do negócio e 57% na eficiência dos custos. Em termos de investimentos, o estudo revelou que a maioria (79%) das organizações latinoamericanas já está investindo mais de 10% de seus custos operacionais totais em IA generativa.
Leia mais
>> IA pode impactar 37 milhões de trabalhadores no Brasil, diz estudo
>> OpenAI desafiará Google com novas funções de busca
>> Meta libera Llama 3.1, o mais novo modelo de IA aberto e gratuito
O estudo ouviu, entre os dias 23 de fevereiro a 5 de abril de 2024, 2.508 líderes seniores de empresas globais dos setores de Serviços Financeiros, Manufatura & Automotivo, Varejo & Bens de Consumo, Telecomunicações, Saúde & Ciências Biológicas e Mídia & Entretenimento.
Duas em cada cinco organizações da região esperam obter retorno sobre investimento (ROI) a partir do ano seguinte usando a IA generativa nessa área. O uso da Inteligência Artificial nos empregos na América Latina também é expressivo: Atendimento ao Cliente (74%), Vendas e Marketing (65%), Produtividade Individual (61%), Comércio Digital e Experiências Aprimoradas (59%), Novos Produtos e Serviços (63%).
“Pudemos observar no estudo que as lideranças estão bastante otimistas em relação a tudo o que envolve a IA generativa, seja em conseguir catalisar uma maior produtividade, para geração de receitas ou no desenvolvimento de novos produtos. Aqui no Brasil, a percepção do mercado é que estamos ainda no início da jornada, com um otimismo talvez mais moderado em relação à IA generativa tanto nas fases de implementação, como nos resultados.” afirma Fernanda Jolo, Head de Customer Engineer, Data Analytics & AI do Google Cloud para América Latina.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes