Busca interna do iBahia
HOME > VERÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ODOYÁ!

Dia de Iemanjá: o que você precisa saber para celebrar a Rainha do Mar

O Portal A TARDE preparou um guia especial para pescadores, devotos e foliões aproveitarem o momento sem intercorrências

Luiza Nascimento

Por Luiza Nascimento

30/01/2026 - 12:26 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
SALVADOR/MASSA/PORTAIS
 Festa de Iemanja 2025 

Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde.

Data: 02/02/25
SALVADOR/MASSA/PORTAIS Festa de Iemanja 2025 Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde. Data: 02/02/25 -

Única manifestação popular dedicada exclusivamente a um orixá em Salvador, a Festa de Iemanjá acontece na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro. No evento, que reúne sagrado e profano, milhares de pescadores, devotos, fiéis e turistas se encontram nas ruas do Rio Vermelho para celebrar a Rainha do Mar.

Neste ano, o tema da festa será "Yemanjá: a Mãe que Ilumina a todos nós", reforçando a relação da capital baiana com a Guardiã das Águas. Além da importância da valorização das religiões de matrizes africanas, o evento se destaca como fonte de preservação ambiental, sobretudo ao mar da Baía de Todos-os-Santos.

Tudo sobre Verão em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Reconhecendo a importância do festejo e pensando na praticidade para quem vai curtir o momento, o Portal A TARDE preparou um guia detalhado para devotos e foliões aproveitarem sem preocupações.

Programação oficial

Conforme calendário divulgado pela Colônia de Pescadores Z1, o festejo se inicia no domingo, 1º, e segue até a segunda-feira, 2, dia oficial da festa.

O primeiro dia será marcado pela tradicional entrega do presente de Oxum, feita no Dique do Tororó. A saída do cortejo vai acontecer no Terreiro Olufanjá (Ilê Axê Iyà Olufandê), que fica Rua Alagoas, nº 94-E, no Beiru, às 23h10.

A previsão de chegada no Dique é para às 23h40. Enquanto o presente para Oxum deve ser entregue por volta da meia-noite.

Já o presente principal para Iemanjá vai sair às 4h30 do galpão do Rio Vermelho. A chegada na praia de Santana, onde fica a sede da colônia, deve acontecer às 5h, com a alvorada de fogos.

O presente ficará no carramanchão até às 16h, horário em que deve seguir ao mar. A condução do presente será feita pelos pescadores, que seguem até a embarcação do Rio Vermelho com a Mãe Nicinha de Nanã, ialorixá do Terreiro Olufanjá.

Após isso, haverá o início do cortejo marítimo até o Buraco de Iaiá, que fica a três milhas náuticas da costa.

SALVADOR 
DETALHES DA FESTA DE IEMANJÁ 2026
Na foto: Casa de Iemanjá  na Praia do Rio Vermelho. Foto: José Simões/Ag A TARDE. 
Data: 09/01/2026
SALVADOR DETALHES DA FESTA DE IEMANJÁ 2026 Na foto: Casa de Iemanjá na Praia do Rio Vermelho. Foto: José Simões/Ag A TARDE. Data: 09/01/2026 | Foto: José Simões/Ag A TARDE

Como chegar à festa?

O transporte público contará com um esquema especial, montado pela Secretaria de Mobilidade (Semob), para garantir um melhor deslocamento do público.

Ao todo, serão usados 12 veículos da frota reguladora para o sistema convencional e seis para o BRT Salvador.

Ônibus

As linhas de ônibus convencionais que atendem à região do Rio Vermelho terão frota ampliada e horários estendidos, com parte da operação seguindo até a madrugada.

BRT

Salvador contará com reforço na linha B2, que liga a Estação Rodoviária ao Rio Vermelho, na altura da Praça Mestre Bimba. A linha B2 vai operar excepcionalmente até as 23h30 saindo da Praça Mestre Bimba e também da Estação Rio Vermelho.

Táxis e mototáxis

A Semob também organizou pontos específicos de embarque e desembarque para táxis e mototáxis durante o evento.

Serão disponibilizados quatro pontos:

  • Avenida Anita Garibaldi (Hospital Mater Dei), embaixo do Viaduto Rei Pelé;
  • Rua da Paciência, em frente à Praia da Paciência;
  • Rua Osvaldo Cruz, no Largo da Mariquita;
  • Rua Marquês de Monte Santo, antes da entrada da Praia do Buracão.

Estacionamento nos shoppings

Com o intuito de reduzir a circulação de veículos na área central dos eventos, há uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e dois shoppings para funcionamento como estacionamentos de apoio.

  • Shopping Itaigara: o estacionamento do subsolo estará disponível mediante pagamento antecipado no guichê de entrada, com valor de R$ 14. O motorista deve informar que irá para as festas e receberá um ticket para liberação na saída. O funcionamento será no dia 31, das 9h à meia-noite; no dia 1º, do meio-dia à meia-noite; e no dia 2, das 6h à meia-noite.
  • Shopping da Bahia: o estacionamento B está disponível com tarifa de R$ 15. Nos dias 31 e 2, o acesso será permitido a partir das 9h, e no dia 1º, a partir do meio-dia. A retirada do veículo poderá ser feita até a meia-noite, mediante validação do ticket. Equipes de segurança do shopping estarão orientadas para auxiliar os usuários.
FOTO DO DIA 
SALVADOR
Limpeza da praia da Colônia de Pesca do Rio Vermelho.
Na Foto: funcionários da Limpurb e Seman, fazem a limpeza e desarmando as estruturas da festa de Iemanjá. Na Praia pouco presente devolvido.
Foto Shirley Stolze / Ag A TARDE
Data: 03/02/2025
FOTO DO DIA SALVADOR Limpeza da praia da Colônia de Pesca do Rio Vermelho. Na Foto: funcionários da Limpurb e Seman, fazem a limpeza e desarmando as estruturas da festa de Iemanjá. Na Praia pouco presente devolvido. Foto Shirley Stolze / Ag A TARDE Data: 03/02/2025 | Foto: Shirley Stolze / Ag A TARDE

Sem chuva!

Apesar de Salvador ter enfrentando pancadas de chuva durante esta semana, a previsão do Climatempo aponta uma virada de chave com tempo firme para a folia.

De acordo com os dados, na próxima segunda-feira, 2, dia oficial de Iemanjá, haverá sol entre nuvens ao longo do dia. A previsão indica temperaturas variando entre 26 °C e 32 °C, com sensação de calor principalmente no período da manhã e início da tarde.

Ao longo do dia, pode nublar, mas não há previsão de chuva, o que favorece a festa, garantindo tranquilidade no cortejos marítimo e a tradicional entrega das oferendas no Rio Vermelho.

Os foliões da parte profana também serão beneficiados, pois poderão curtir a programação cultural sem impedimentos.

Leia Também:

Saúde, conforto e devoção

Principalmente devido ao calor, a recomendação é de roupas e comidas leves, e muita hidratação, para evitar intercorrências. De crianças a idosos, milhares de pessoas vão homenagear a Rainha do Mar.

No entanto, no caso da terceira idade, é necessário um cuidado mais reforçado pois, o esforço físico demandado durante o cortejo, bem como o calor do verão na capital baiana, são tópicos agravantes para a saúde. O Portal A TARDE também preparou uma matéria especial voltada para os idosos, que pode ser conferida através deste link.

No geral, o ideal é garantir conforto, por isso, é necessária uma atenção especial na escolha da vestimenta. Para não errar, invista em tecidos leves, tênis confortáveis, bonés/chapéus e óculos de sol. Mesmo sem ser uma regra, as cores azul e branca são o símbolo da festa.

Além disso, para a segurança, o ideal é evitar bolsas ou mochilas. Opte por doleiras ou algum suporte que você possa levar na frente do corpo, apenas para carregar documentos e itens necerrário.

Com foco na saúde, é ideal usar um protetor solar, com FPS acima de 50 e resistente à água/suor, em todas as áreas do corpo.

Para quem curte a parte profana, o consumo de bebida alcoólica é comum durante a festa, mas é importante cautela. A orientação é realizar o consumo com moderação, intercalando com água, para evitar problemas de saúde.

Portal/Salvador
Iemanjá é celebrada por turistas e baianos.
Na foto: Festa de Iemanjá 2025
Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE
Data: 02/02/2025
Portal/Salvador Iemanjá é celebrada por turistas e baianos. Na foto: Festa de Iemanjá 2025 Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE Data: 02/02/2025 | Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

Preservação cultural

O evento foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) em 2020 e, desde então, a instituição tem trabalhado na preservação dos elementos essenciais da festa.

Entre as ações está a elaboração do Plano de Salvaguarda da Festa de Iemanjá, o restauro da imagem da orixá em frente à Casa de Iemanjá e a recuperação de embarcações utilizadas pelos pescadores durante a procissão marítima.

Além disso, a escultura da sereia do Largo da Mariquita, do artista Tatti Moreno, está em processo de restauração.

Esquema de segurança

A Secretaria da Segurança Pública planejou um esquema de segurança com 1.152 policiais, peritos e bombeiros para garantir a tranquilidade para fiéis, moradores, comerciantes e turistas.

A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas. Já a Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, pronto emprego de equipes veladas e ações de inteligência.

O Corpo de Bombeiros Militar realizará ações de prevenção e resposta a emergências, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e busca e salvamento terrestre e aquático, com apoio de drones e embarcações.

O Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia, adotando a estratégia da Polícia Científica de Proximidade para reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e apoiar a gestão pericial em um evento de grande público.

O esquema contará ainda com câmeras de monitoramento, com Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e aeronave, ampliando a capacidade de vigilância e agilizando o tempo de resposta das equipes em campo.

Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá monitoramento em tempo real e tomada rápida de decisões durante a Festa de Iemanjá 2026.

História

Conhecida como uma divindade dos mares, mãe dos orixás e protetora dos marinheiros, Iemanjá é extremamente popular nas religiões de matriz africana no Brasil. O culto a ela é oriundo dos iorubás, um povo que habitava a África Ocidental, nos territórios atuais de Togo e Nigéria, que a relacionavam com os rios, a fertilidade e a maternidade.

No entanto, para os ebás, ela tinha uma ligação com os rios, não com os mares. A história aponta que a devoção foi trazida ao país durante a colonização, com a escravização dos africanos, época em que ela passou a ser relacionada com a sereia Iara.

Com o sincretismo regilioso, no catolicismo, ela é celebrada como Nossa Senhora dos Navegantes e associada à Virgem Maria.

Ela também é conhecida como Dona Janaína, Senhora das Águas, Mãe dos Orixás, Rainha do Mar, entre outros.

O nome Iemanjá é oriunda da expressão em iorubá “Yêyé omo ejá”, traduzida como “mãe cujos filhos são peixes”, numa demonstração da relação desse orixá com a água.

Para os devotos, Iemanjá tem domínio completo sobre o mar e todos os seres que lá habitam. Por ser padroeira dos pescadores e marinheiros, acredita-se que ela protege esses grupos sempre que eles estão no mar.

Em relação com a maternidade, ela seria filha de Olorum, Senhora do Oceano e teria se casado diversas vezes, tendo 10 filhos orixás. Os grandes seios nas esculturas são um elemento tradicional, reforçando o seu caráter de divindade fértil.

Portal/Salvador
Iemanjá é celebrada por turistas e baianos.
Na foto: Festa de Iemanjá 2025
Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE
Data: 02/02/2025
Portal/Salvador Iemanjá é celebrada por turistas e baianos. Na foto: Festa de Iemanjá 2025 Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE Data: 02/02/2025 | Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cultura africana festa de Iemanjá Iemanjá preservação ambiental religiões de matriz africana Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
SALVADOR/MASSA/PORTAIS
 Festa de Iemanja 2025 

Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde.

Data: 02/02/25
Play

VÍDEO: Ivete diz como conheceu Margareth Menezes: "Tesão nela"

SALVADOR/MASSA/PORTAIS
 Festa de Iemanja 2025 

Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde.

Data: 02/02/25
Play

Já é Carnaval? Timbalada leva multidão para o Farol da Barra

SALVADOR/MASSA/PORTAIS
 Festa de Iemanja 2025 

Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde.

Data: 02/02/25
Play

Carla Perez é flagrada disfarçada em show de pagodão de Saulo; veja

SALVADOR/MASSA/PORTAIS
 Festa de Iemanja 2025 

Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde.

Data: 02/02/25
Play

Filho de traficante, Oruam se revolta após cancelar show no Carnaval de Salvador

x