Mudanças nos costumes pedem novas profissões | A TARDE
Atarde > Vestibular

Mudanças nos costumes pedem novas profissões

Publicado sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 às 08:21 h | Autor: Fabiana Mascarenhas e Raíza Tourinho | A TARDE

A medicina, a engenharia e o direito sempre estiveram no topo da lista das profissões mais disputadas pelos estudantes. Embora elas ainda sejam as preferidas, as constantes mudanças do mercado  de trabalho estimulam o surgimento de novas profissões.



Não à toa, as instituições de ensino têm inserido cursos em sua grade, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que em 2009 abriu inscrições para mais de 30 novos cursos. Entre eles gastronomia,  engenharia de computação, controle e automação de processo e produção, zootecnia, fisioterapia e gênero e diversidade.



De acordo com a consultora em recursos humanos e psicóloga Cíntia Bortotto, o mundo vem se transformando e isso tem motivado o desenvolvimento de novas profissões. “Hoje em dia, as pessoas jantam fora com mais frequência e têm se tornado mais exigentes em relação ao paladar. Essas mudanças têm feito surgir novas demandas e, com isso, profissões”, explica Bortotto. Segundo a especialista, isso não significa, no entanto, que as áreas tradicionais como medicina, direito e engenharia estejam sendo abandonadas.



“Há uma demanda por outras áreas, mas esses cursos sempre terão espaço no mercado”, considera. Talvez isso explique o fato de ter havido aumento da concorrência do curso de medicina da Ufba. Em 2009, eram 28 candidatos por vaga e, no último vestibular realizado em 2010, foi registrado um crescimento para 38 pessoas por vaga.



Mas, quando o assunto é a profissão do futuro, a área ambiental é apontada como promissora.  As carreiras relacionadas ao meio ambiente e aos recursos naturais como agronomia, engenharia ambiental, engenharia de petróleo e gás e engenharia hídrica têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.



“Assim como ocorreu na medicina, percebemos que tem havido uma tendência à especialização. A engenharia é um bom exemplo disso”, comenta Bortotto.



Tecnologia - A internet tem estimulado muitos estudantes a seguirem o caminho da tecnologia, com carreiras em telecomunicações e ciência da computação. Também nota-se demanda em alta das profissões que lidam com a saúde e qualidade de vida das pessoas.



“A fisioterapia, a educação física e a estética são áreas que crescem a cada dia. As pessoas têm buscado mais qualidade de vida e estão mais preocupadas com a saúde”, destaca  a psicóloga Cíntia Bortotto, acrescentando, no entanto, que é complicado fazer previsões. “O futuro do mercado de trabalho é imprevisível. Há constantes mudanças. É preciso cuidado”.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS