CINEINSITE
A história do político Rômulo Almeida pelo olhar do irmão
Por Érica Fernandes
O cinema independente do argentino Carlos Pronzato ocupa a Sala Walter da Silveira nesta quarta-feiar, às 19h, com o lançamento do seu novo documentário, Rômulo Segundo Aristeu. O filme conta a vida do político, economista e professor Rômulo Almeida, através do depoimento de seu irmão Aristeu Almeida.
A sessão será acompanhada da exibição de outra obra da autoria de Pronzato, Dívida Pública Brasileira: a Soberania na Corda Bamba, de 2014. Após os filmes, haverá um debate com a participação do diretor e de Fernando Alcoforado, engenheiro pensador.
Aspectos da vida
Com duração de 30 minutos, o filme mostra, através de fotos e o depoimento do irmão economista Aristeu, alguns aspectos da vida do político baiano.
Rômulo Almeida foi um dos idealizadores do Polo Petroquímico de Camaçari, do Porto e do Centro Industrial de Aratu, notabilizando-se também no planejamento e desenvolvimento de obras importantes para a Bahia, a exemplo da Chesf e a BR-116 (Rio-Bahia).
Nos anos 1950, Rômulo participou também da criação da Petrobras e integrou o Gabinete Civil da Presidência da República, no segundo governo de Getúlio Vargas, para organizar a Assessoria Econômica.
"Eu venho trabalhando desde 2011 sobre alguns centenários de personagens contemporâneos, como Carlos Marighella, Jorge Amado, Pierre Verger. São pessoas que
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes