Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CINEINSITE

A Múmia: a criação de mais um universo para o cinema

Daniel Bydlowski* l A TARDE SP

Por Daniel Bydlowski* l A TARDE SP

11/06/2017 - 10:05 h
A Múmia
A Múmia -

Filmes de múmia não somente fizeram sucesso na história do cinema, mas tendem a retornar a cada tempo com um novo enfoque. A última produção do monstro, que ainda faz parte de nossas memorias, é aquele com o ator Brendan Fraser, no qual uma maldição faz com que um poderoso sacerdote, que havia sido punido por ter um caso amoroso com a mulher do faraó, acorda milhares de anos depois para assombrar o planeta terra.

Este filme foi dirigido por Stephen Sommers em 1999 e trouxe o estilo e a estrutura de filmes de aventura no estilo de Indiana Jones para a múmia, algo que se mostrou uma escolha de sucesso da Universal Studios, e que contou com diversas sequências. O longa, que também inovou na criação de efeitos especiais espetaculares para a época foi, porém, baseado em um outro A Múmia, dirigido por Karl Freund em 1932.

Tudo sobre CINEINSITE em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Esta versão do monstro famoso, que também foi produzida pela Universal Studios, foca mais no gênero de horror. Porém, o grande sucesso deste antigo filme não foi somente o fato de que o monstro finalmente ganhou espaço na telona, mas principalmente desenvolveu um tipo de fórmula cinematográfica baseada em personagens amaldiçoados que é utilizada até hoje.

Isto não é diferente para a nova produção de A Múmia, dirigido por Alex Kurtzman e que traz Tom Cruise como personagem principal. Embora o longa traga muitas diferenças em relação às versões anteriores, o fato de ser produzido pela Universal Studios dá uma indicação de que é mais um remake, praticamente um centenário remake em um cinema imerso em muitos outros.

O filme atualiza a figura da múmia e o conceito de personagens amaldiçoados para os dias de hoje. Para começar, o monstro agora é uma mulher, ou mais precisamente uma princesa que havia sido enterrada no deserto e acorda milhares de anos depois para aterrorizar o mundo.

Mulher

O enfoque feminino vem na trilha da popularidade de muitos filmes atuais, como Mulher Maravilha, que tentam dar vida a estruturas de enredo antigas por meio de seus personagens.

Além disso, se a versão do filme de 1932 era voltada ao horror e a de 1999 tinha o gênero de aventura como enfoque, desta vez, A Múmia parece fazer parte de um universo comum no cinema atual: o universo dos super-heróis. Mesmo que o protagonista, Nick Morton, não tenha superpoderes, sendo um soldado que pilha artefatos antigos para ganhar dinheiro, o tipo de cinematografia, efeitos especiais e atuação imediatamente nos conecta com aqueles de super-heróis.

Isto não é coincidência. Depois do lucro de Os Vingadores, que trouxe heróis famosos e que já possuíam filmes, como Capitão América, Hulk e o Homem de Ferro, para o mesmo filme, grandes estúdios começaram a correr para obter o mesmo sucesso.

A Warner Brothers, com a D.C. Comics, já tem a Liga da Justiça em mente, que contará com Super-Homem, Mulher Maravilha e Batman. Agora é a vez da Universal de achar o seu nicho e o estúdio está apostando no que chamam de "Dark Universe", aquele universo que conta com o Drácula, Frankenstein e a múmia. Talvez o próximo passo para um cinema que vive de remakes seja a criação de mais e mais universos onde seus personagens tenham filmes próprios.

Serviço

O quê: A Múmia / De Alex Kurtzman / Com Sofia Boutella, Tom Cruise, Russell Crowe

Onde: Cinemark, Cinépolis Bela vista e Salvador Norte, Itaú Glauber Rocha, UCI Orient Shoppings Barra, Paralela e da Bahia

Classificação: 12 anos

*Daniel Bydlowski é cineasta brasileiro com Masters of Fine Arts pela University of Southern California e doutorando na University of California, em Santa Barbara, nos EUA. É membro do Directors Guild of America. Trabalhou ao lado de nomes como Mark Jonathan Harris e Marsha Kinder. Atualmente produz NanoEden, primeiro longa em realidade virtual em 3D.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A Múmia
Play

Websérie explora cultura ancestral de aldeia Xukuru-Kariri

A Múmia
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

A Múmia
Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

A Múmia
Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

x