Barbie é uma "obra-prima divertida e brilhante", dizem críticos | A TARDE
Atarde > A TARDE + > CINEINSITE

Barbie é uma "obra-prima divertida e brilhante", dizem críticos

Premiére mundial aconteceu no domingo, 9, em Los Angeles, nos Estados Unidos

Publicado segunda-feira, 10 de julho de 2023 às 10:42 h | Autor: Da Redação
Barbie estreia no Brasil na próxima quinta-feira, dia 20 de julho
Barbie estreia no Brasil na próxima quinta-feira, dia 20 de julho -

Um dos filmes mais aguardados do ano, “Barbie” foi recebido com elogios pelos críticos que assistiram o longa em primeira mão na premiére mundial que aconteceu no domingo, 9, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Alguns profissionais chegaram a chamar a produção dirigida por Greta Gerwig de obra-prima e até mesmo, apostaram em um Oscar para Ryan Gosling, o Ken.

Barbie é bom? "Barbie é a perfeição. Greta Gerwig oferece um comentário sutil sobre o que significa ser uma mulher em uma brincadeira engraçada, maravilhosa e divertida. Todo o elenco brilha, especialmente Margot Robbie e Ryan Gosling em papéis que claramente nasceram para desempenhar”, afirmou Katcy Stephan, da Variety.

"Barbie me pegou desprevenido e digo isso da melhor maneira possível. É engraçado, bombástico e muito inteligente," escreveu Joseph Deckelmeier, do Screen Rant. 

Sharronda Williams, do Rotten Tomatoes, exaltou a atuação do casal de protagonistas, e destacou a performance de Ryan Gosling: "Barbie é espirituoso, sincero e totalmente divertido às vezes. Ryan Gosling é um ladrão de cena, entregando a maioria das risadas, enquanto a performance sincera de Margot Robbie vai puxar seu coração”.

Perri Nemiroff, jornalista do Collider, elogiou a direção artística: "em particular, o figurino e o design de produção incluem um trabalho de alto nível que contribui fortemente para criar a sensação de que essas são verdadeiramente Barbies, suas casas dos sonhos e seus mundos ganham vida”. 

Atuação da dupla, com destaque para performance de Gosling, foi aclamada
Atuação da dupla, com destaque para performance de Gosling, foi aclamada |  Foto: Getty Images via AFP
  

No entanto, ela também citou algumas falhas na narrativa. “Quanto à história, é onde estou um pouco mais confusa. Eu acho que o filme serve a Barbie de Margot Robbie e sua jornada especialmente bem, mas há outros personagens vivenciando arcos importantes que precisavam de mais tempo na tela para realmente se aprofundar e explorar ao máximo”, disse.

Ty Cole, do African-American Film Critics Association (Associação de Críticos de Cinema Afro-Americanos), refletiu sobre a trama de Barbie e seu significado. "Muitos de nós nos esforçamos para ser “perfeitos” como a Barbie, mas o filme mostrará que você nem sempre precisa ser tão perfeito, porque mesmo em um “mundo perfeito”, ainda temos falhas e tudo bem," disse. "É para adolescentes e adultos que cresceram com a franquia."

Bonequinha de preto

O red carpet da premiére de Barbie contou com as principais estrelas do longa. A principal delas, a atriz Margot Robbie, seguiu recriando os looks da boneca, como tem feito em eventos promocionais. Mas dessa vez, ao contrário do que se poderia imaginar, ela deixou o rosa de lado e apostou em um vestido modelo sereia preto.

No entanto, a peça é repleta de significado, sendo baseada em uma versão da boneca "Solo in the Spotlight", lançada em 1960/1961, que trazia ainda um microfone e um lencinho rosa na mão. O modelo foi relançado em 1994/1995 na linha Collector, sendo um dos mais raros e procurados por colecionadores. Em sites como o e-bay, há versões que podem custar US$ 75, algo em torno de R$ 365.

Margot Robbie brilhou com vestido preto inspirado em Barbie lançada na década de 60
Margot Robbie brilhou com vestido preto inspirado em Barbie lançada na década de 60 |  Foto: Getty Images via AFP
 

Já Ryan Gosling surgiu com um terno completamente rosa no evento. Enquanto isso, a cantora Dua Lipa, que interpreta uma das Barbies e também assina a música tema do filme, ousou com um vestido transparente, e sem sutiã.

Dua Lipa ousou com vestido transparente
Dua Lipa ousou com vestido transparente |  Foto: Getty Images via AFP
  

Quando Barbie estreia? Barbie estreia no Brasil na próxima quinta-feira, dia 20 de julho. Confira os horários das sessões no Cineinsite A TARDE.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS