Com homenagem ao Cine Rio Branco, Mostra de Cinema abre inscrições | A TARDE
Atarde > A TARDE + > CINEINSITE

Com homenagem ao Cine Rio Branco, Mostra de Cinema abre inscrições

4ª edição homenageia o Cine Rio Branco de Nazaré das Farinhas

Publicado terça-feira, 12 de setembro de 2023 às 08:00 h | Autor: Da Redação
Imagem ilustrativa da imagem Com homenagem ao Cine Rio Branco, Mostra de Cinema abre inscrições
-

As inscrições de filmes para a '4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um Retrato dos Nossos Tempos', estão abertas até 01 de dezembro. Esta edição homenageia o Cine Rio Branco de Nazaré das Farinhas, um dos mais antigos do Brasil em funcionamento.

O evento, um projeto baiano que acontece em várias cidades brasileiras, exibe filmes que exaltam os cinemas de rua e os apresenta como protagonistas das histórias, além de filmes que dialogam com personagens frequentadores desses cinemas e com ações cineclubistas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site da Mostra (clique aqui).

Além de produções que exaltam cinemas de rua do Brasil, a edição busca produções que abordam frequentadores desses espaços, cineclubismo e o setor exibidor brasileiro. Também serão contemplados filmes que evidenciam diversos modos de ver a preservação audiovisual e o advento de novas tecnologias exibidoras, como o videocassete, e posteriormente a decadência das videolocadoras.

Também são alvo da edição filmes que retratam as plataformas de streaming e o sistema Drive-In. A Mostra visa promover discussão sobre a atual situação de cinemas de rua, que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem carentes de reparo ou manutenção.

Nas outras edições, mais de 70 filmes sobre cinemas de rua do Brasil já foram exibidos nos formatos presencial, virtual e em televisões públicas. A curadoria da 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil (Um retrato dos nossos tempos), será realizada por Eudaldo Monção Jr., também idealizador e coordenador do projeto e diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de ontem’, ‘Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia’ e ‘Cinemas de rua de Aracaju’.

As exibições da 4ª edição da Mostra Cinemas do Brasil serão realizadas em diversas cidades do país de forma gratuita, em espaços culturais como cinemas, cineclubes, escolas, pontos de cultura, bibliotecas, entre outros espaços.

Os filmes serão exibidos também no formato virtual através do site da mostra e em programas especiais em TVs públicas brasileiras. A Mostra Cinemas do Brasil não é competitiva e não haverá premiações.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS