Figurante de série da Marvel denuncia que foi escaneada por câmeras | A TARDE
Atarde > A TARDE + > CINEINSITE

Figurante de série da Marvel denuncia que foi escaneada por câmeras

Denúncia de uso da I.A ocorre no auge da greve dos atores de Hollywood

Publicado segunda-feira, 07 de agosto de 2023 às 08:24 h | Autor: Da Redação
Série acompanha o casal Wanda Maximoff e Visão
Série acompanha o casal Wanda Maximoff e Visão -

Escaneamentos dos corpos e rostos dos figurantes de WandaVision foram realizados pela Disney e pela Marvel Studios. De acordo com uma das figurantes do programa, Alexandria Rubalcaba, que denunciou o caso, o objetivo era poder utilizar as aparências desses trabalhadores em projetos futuros. 

Segundo Rubalcaba, ela foi chamada para um trailer onde várias expressões e movimentos foram registrados por uma série de câmeras em um processo que durou cerca de 15 minutos. Além disso, outros figurantes que estavam trabalhando naquele dia foram submetidos a ele. 

A figurante disse ainda que a Disney não forneceu nenhum tipo de informação sobre como e onde a sua aparência seria usada no futuro. Ela disse também que nenhum contrato foi apresentado e ela não recebeu nenhum adicional além do pagamento diário mínimo dos figurantes, de US$ 187.

Rubalcaba pontuou que o medo dela é que a inteligência artificial um dia substitua completamente os figurantes. “Eles não vão mais precisar de nós”,afirmou. 

Greve dos atores de Hollywood 

É importante pontuar que um dos temas centrais de discordância entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP) é o uso da inteligência artificial no lugar dos figurantes. 

O SAG-AFTRA propõe que os estúdios peçam permissão aos atores escaneados por cada uso de suas imagens em cena, enquanto a AMPTP diz que um único contrato oferecendo permissão do uso de imagem seria o suficiente para qualquer uso futuro.

Publicações relacionadas