OSCAR BRASILEIRO
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro anuncia indicados de 2023
Produção baiana “Alice dos Anjos” concorre como melhor longa-metragem infantil
Por Kian Shaikhzadeh
Conhecido como “Óscar brasileiro”, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro anunciou nesta quarta-feira, 21, os indicados do ano. A premiação, organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA), ocorre desde 2002 e foi criada pelo Ministério da Cultura, como forma de celebrar as produções nacionais.
Entre os destaques do ano estão “Medida Provisória”, dirigido pelo baiano Lázaro Ramos, que recebeu 15 nomeações incluindo “melhor longa-metragem de ficção” e “melhor roteiro adaptado”. “Marte Um”, do mineiro Gabriel Martins, é o segundo mais indicado, com XX nomeações.
A produção baiana “Alice dos Anjos” concorre como melhor longa-metragem infantil. Filmado no sertão da Bahia, a obra é uma adaptação do clássico “Alice no País das Maravilhas” para o cenário nordestino.
Além de realizar o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais é a responsável por selecionar o filme brasileiro que concorrerá a uma vaga na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional do Oscar estadunidense.
Serão entregues 23 prêmios na categoria de longa-metragem, três prêmios para curta-metragens e outros três prêmios para séries. Em sua última edição, o filme “Marighella”, dirigido pelo baiano Wagner Moura, levou oito Troféus Grande Otelo, incluindo “Melhor Filme”.
A premiação ocorrerá em 23 de agosto, no Rio de Janeiro, e terá transmissão oficial pelo Canal Viva e pelo canal do YouTube da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais.
Sobre o prêmio
O “Oscar” brasileiro se chama “Grande Otelo”, em homenagem ao famoso humorista brasileiro que teve sua atuação de maior sucesso nas décadas de 40 e 50. A estatueta banhada a ouro foi desenhada por Ziraldo e modelada pelo escultor Altair Souza.
Confira a lista completa dos finalistas no site da ABCAA.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes