LUTO NO CINEMA
Morre, aos 80 anos, Lula Martins, ator de 'Meteorango Kid'
Ator, pintor e multiartista baiano deixou quatro filhos e netos
Por Da Redação
Morreu, aos 80 anos, o ator, pintor e multiartista baiano Antônio Luiz "Lula" Martins. Estrela de “Meteorango Kid: Herói Intergalático”, ele sofreu um infarto no dia 30 de junho, mas faleceu na noite de segunda-feira, 8, por volta das 23h.
>>> Paul Mescal enfrenta Pedro Pascal em trailer de ‘Gladiador 2’; veja
>>> "Elite", "Betty, A Feia" e mais: o que chega ao streaming neste mês
Segundo o primo de Lula, Carlos Martins Lobão, o ator infartou em sua casa, na cidade de Subauma, no Litoral Norte. No sábado, 6, ele passou por cirurgia no Hospital Santa Isabel, em Salvador, mas teve complicações.
Lula Martins deixou quatro filhos e netos.
Legado no cinema
Um dos trabalhos mais emblemáticos do artista baiano foi o filme “Meteorango Kid: Herói Intergalático” (1969), de André Luiz Oliveira. A produção narra as aventuras de um estudante universitário vivido por Lula, no dia do seu aniversário, e retrata a opressão da ditadura militar.
Lula Martins também atuou como artista plástico, e chegou até a hospedar a rockeira norte-americana Janis Joplin em sua passagem pela Bahia na década de 1970.
Em uma entrevista de 2012 ao site Jequié Notícias, Lula falou sobre sua paixão pelas telonas. “O cinema sempre foi a minha grande paixão. É uma arte sintética, reúne todas as outras formas de arte. Literatura, música, cenografia, fotografia, interpretação e sentimentos. Sou de uma geração em que cinema era tudo dentro de uma comunidade até o advento da TV”.
Confira um trecho de “Meteorango Kid: Herói Intergalático”:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes