SAIBA MAIS
Santa Teresinha, na Bahia, vai ganhar cineclube
Novo equipamento cultural promoverá ações socioeducativas com sessões mensais todo mês
Por Leilane Teixeira
A cidade de Santa Teresinha está em festa neste mês de maio, com importantes ativações culturais acontecendo em benefício de sua população.
Localizado na região do Piemonte do Paraguaçu, o município baiano vai inaugurar, no dia 19 de maio, às 15h, o Cineclube Mafuá, iniciativa que ganhou o mesmo nome do Instituto que existe desde 2019, criado por jovens lideranças comunitárias atuantes e transformadoras, e contará com a presença das comunidades escolares, gestores e lideranças locais e regionais políticas, comunitárias e comerciais, além de convidados especiais.
Com o propósito de ampliar horizontes por meio de imersões lúdicas e socioeducativas, para crescimentos cognitivos e expansões exponenciais e com foco sobretudo no público infantil e infanto-juvenil em idade escolar, o Cineclube Mafuá terá sessões mensais, apresentando obras audiovisuais com temáticas voltadas sobretudo ao estímulo da cultura da paz, valorização das raízes culturais e autoconhecimento, com atividades de arte-educação e diálogos abertos, proporcionando experiências únicas e expansivas para toda a família.
Todas as sessões contarão com a presença, também, de mediadores locais, e além da exibição das obras audiovisuais e rodas de conversa posteriores às exibições, o Cineclube Mafuá busca o desenvolvimento de atividades lúdicas ligadas às temáticas de cada obra audiovisual selecionada, tais como o desenho, a colagem e a pintura, desenvolvendo, assim, todo o campo de linguagem e expressividade sobretudo das crianças e jovens participantes, registrando suas percepções acerca das temáticas abordadas em cada produção, reproduzindo assim, à sua maneira, o seu universo particular – e infinito de possibilidades – enquanto indivíduo único e com indagações próprias.
“A nossa missão é fazer do Cineclube Mafuá um espaço criativo e colaborativo, a fim de gerar conscientização, conexão e pertencimento, encorajando todos a transformarem suas realidades através da educação, da ampliação dos conhecimentos, da potencialização dos saberes e do pensamento crítico, aprimorando o capital intelectual de nossa gente”, conta Danilo Santana, liderança local e um dos fundadores do Instituto e do Cineclube Mafuá.
O Cineclube é um espaço político, pedagógico e de formação de plateia, e o surgimento do cineclubismo faz parte da história do cinema, com início na década de 1920, na França. No Brasil, o primeiro cineclube foi o Chaplin Club, criado no Rio de Janeiro em 1928, por Otávio de Faria, Plínio Sussekind Rocha, Almir Castro e Cláudio Mello.
O Cineclube Mafuá é um projeto contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes