Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
20/05/2023 às 18:47 - há XX semanas | Autor: AFP

OVACIONADO

Scorcese deixa Cannes sem fôlego com drama sobre indígenas

"Killers of the Flower Moon" aborda misteriosa série de homicídios que abalou comunidade indígena nos EUA

O diretor americano Martin Scorsese voltou a exibir, neste sábado, 20, seus dotes de mestre do drama policial, com "Killers of the Flower Moon", sobre a misteriosa série de homicídios que abalou uma comunidade indígena em Oklahoma nos anos 1920.

Para este filme, que mantém o espectador grudado na cadeira durante 3h30, o cineasta veterano, de 80 anos, recorreu a dois de seus atores favoritos, Robert de Niro e Leonardo DiCaprio.

Scorsese é uma das lendas do cinema americano e um cronista competente da parte mais obscura do país: a máfia, os assassinatos famosos, os dramas sociais ou raciais.

"Killers of the Flower Moon" ("Assassinos da Lua das Flores", no título em português) aborda o inesperado 'boom' petrolífero em uma reserva indígena - dos Osage -, perdida em um recanto do estado de Oklahoma no começo do século XX.

Do dia para a noite, os Osage viraram milionários com as concessões para explorar o petróleo. Suas mulheres passaram a ser objeto de cobiça de homens brancos, dispostos a se casar com elas por todos os meios para ficar com o dinheiro.

Produzido pela Apple, o filme vai estrear nos cinemas, mas seu formato parece ideal para a televisão, com a possibilidade de fazer pausas em uma história densa e cheia de reviravoltas.

- Sensação no tapete vermelho -

Leonardo DiCaprio interpreta Ernest Burkhart, que se casa com uma indígena, Mollie (a atriz indígena Lily Gladstone), e que é manipulado por seu tio, um rico pecuarista (Robert de Niro).

A presença do trio Scorsese, De Niro e DiCaprio voltou a causar sensação no tapete vermelho em Cannes, por onde passaram outras estrelas de Hollywood, como Kirsten Dunst (esposa de Jesse Plemons, um dos atores do filme), Salma Hayek, Cate Blanchett e Tobey Maguire.

Scorsese volta à Croisette, mas desta vez fora da mostra competitiva. Em 1976, ele levou a Palma de Ouro com "Taxi Driver", em 1986 ficou com o prêmio de melhor diretor com "Depois de Horas", e em 1998, foi o presidente do júri do festival.

- Nathalie Portman e Julianne Moore -

O filme foi rodado no local dos fatos. O roteiro foi revisto até o último dia das filmagens, segundo Scorsese, que queria "fazer o certo" com os indígenas.

"Killers of the Flower Moon" integra a lista de filmes de longa duração, uma das tendências desta edição do Festival de Cannes.

Dos 21 filmes que disputam a Palma de Ouro, outros que passam das 2h30 são o chinês "Youth (Spring)" (3h32), o turco "About Dry Grasses" (3h17) e o francês "Anatomie d'une chute" (2h31).

"May December", do também americano Todd Haynes, tinha a difícil missão de rivalizar no tapete vermelho com a megaprodução da Apple. Para isso, foi escalada a dupla de estrelas Natalie Portman e Julianne Moore, protagonistas do filme sobre uma relação entre duas atrizes.

Todd Haynes é o autor de uma filmografia original, na qual tem alternado obras de ficção ("Águas Escuras") com cinebiografias ("Não Estou Lá", sobre Bob Dylan, interpretado por diferentes atores) e documentários, como o dedicado à banda "Velvet Underground", que apresentou em Cannes há dois anos.

Em 2015, ele também causou sensação em Cannes com "Carol", sobre uma relação lésbica impossível, interpretada por Cate Blanchett.

A jovem franco-senegalesa Ramata-Toulaye Sy, de 36 anos, deu uma nota de frescor com seu primeiro filme, "Banel & Adama", um cuidadoso retrato da rebeldia de uma jovem contra uma aldeia inteira no Senegal.

Assuntos relacionados

Festival de Cannes Killers of the Flower Moon Martin Scorcese

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Festival de Cannes Killers of the Flower Moon Martin Scorcese

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Festival de Cannes Killers of the Flower Moon Martin Scorcese

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

Play

Em vídeo, ator Terry Crews desafia Anderson Silva para luta; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA