Celebridades do Liberatum participam de jantar especial em Salvador | A TARDE
Atarde > A TARDE + > Entretenimento

Celebridades do Liberatum participam de jantar especial em Salvador

Noite contou com estrelas como Viola Davis, Angela Bassett e Taís Araújo

Publicado quinta-feira, 02 de novembro de 2023 às 21:52 h | Atualizado em 03/11/2023, 09:35 | Autor: Bianca Carneiro
Famosas curtiram noite especial
Famosas curtiram noite especial -

Um jantar no Fera Palace Hotel, em Salvador, reuniu alguns dos maiores nomes que marcarão presença no Festival Liberatum, que começa nesta sexta-feira, 3. A noite especial, promovida pelo CEO do hotel, Antonio Mazzafera, contou com uma constelação de estrelas como Viola Davis, Rossy de Palma, Angela Bassett, Debbie Harry e Taís Araújo.

Leia mais: Viola Davis e Julius Tennon lançam nova produtora em Salvador

O Portal A TARDE registrou a chegada de Viola Davis no hotel. Confira:


O ator Bruno Gagliasso também “tietou” algumas das outras personalidades presentes. Já a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que vai abrir o evento com a mesa “Uma Vida Dedicada À Cultura", celebrou a vinda do festival para a Bahia. Ela contou que se sentiu honrada com o convite e que a expectativa para a participação é grande.

“Eu acho que agora cada vez mais, inclusive a partir desse próximo ano com o G20, cada vez mais nós vamos ter aí a possibilidade de dar outros saltos e chamar mais gente de fora para cá. Eu acho que é uma oportunidade que nós estamos tendo nesse momento e temos que aproveitar, né?”.

Mais cedo, os artistas do Liberatum mostraram que estão aproveitando bastante a capital baiana. Angela Bassett e Taís Araújo caíram na dança ao som dos tambores do Ilê Aiyê durante uma visita à sede do “mais belo dos belos”, enquanto Viola Davis se encontrou com o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues.

Durante o jantar, Angela voltou a arriscar alguns passos ao lado da Deusa do Ébano do Ilê, Gisele Soares. Quem também não perdeu a oportunidade foi Rossy de Palma, que improvisou uma performance com um leque [vídeos]. Já Viola e o marido, Julius Tennon, ficaram reclusos em uma área VIP.



Inspiração para a Bahia

Quem também marcou presença no jantar foram as influenciadoras baianas Lore Souza, Camilla Apresentação, a Preta Letrada, e Ashley Malia. Em conversa com o Portal A TARDE, elas destacaram a importância do Festival Liberatum para Salvador e disseram se sentir inspiradas pelo caráter do evento.

“Eu espero conseguir ir todos os dias, acho que é um momento único aqui na nossa cidade, que a gente não pode perder a oportunidade mesmo de estar presente [...] Eu acho que toda essa galera é uma galera que inspira a gente que cria, quem tá no meio da internet, ou até quem não, mas que precisa de personalidades que são fortes e que são potências”, afirmou Lore.

Camilla, que vai estar mediando o debate de abertura, ao lado de Margareth Menezes, ressaltou a importância de ter personalidades locais como ela em papéis de destaque no festival, que já traz muitos nomes internacionais e nacionais. A escritora se disse muito “feliz e realizada” por se reconhecer como potência.

“Eu fiquei grata com essa oportunidade e eu acho que estar aqui em Salvador, capital mais negra fora de África, falando sobre cultura, nesse momento que a gente vem de negação e esvaziamento de várias pautas, enquanto comunidade preta mesmo, promover a diversidade, é algo gratificante que a gente está tentando ir num caminho inverso disso, chamando pessoas daqui, da própria cidade, para fazer esse evento acontecer. Então é valorizar nossas próprias referências, a gente não precisa ir muito longe para ver pessoas fazendo a cultura aqui, acontecer aqui em Salvador”.

Ashley Malia também vai mediar um debate, mas no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab), na segunda-feira, 6, às 15h, com o Nobel em literatura, o escritor nigeriano Wole Soyinka. Para ela, o convite mostra a preocupação do festival com a literatura.

“Eu estou em uma mesa que vai falar principalmente sobre literatura, então, enfim, é um espaço também em que a literatura está sendo vista. Eu acho isso maravilhoso. É uma super oportunidade de a gente poder falar, né? Eu sempre falo que o que eu tenho de mais importante, assim, é a minha voz para jogar para o mundo e nada melhor do que fazer isso em um festival que celebra a cultura e a diversidade”.

  • Da esquerda para a direita: Pablo Ganguli, Antonio Mazzafera, Margareth Menezes e João Jorge Rodrigues
    Da esquerda para a direita: Pablo Ganguli, Antonio Mazzafera, Margareth Menezes e João Jorge Rodrigues |
  • A influenciadora Lore Souza
    A influenciadora Lore Souza |
  • Camilla Apresentação
    Camilla Apresentação |
  • Antonio Mazzafera e Debbie Harry
    Antonio Mazzafera e Debbie Harry |
  • Ashley Malia
    Ashley Malia |

O Festival Liberatum vai até o domingo, 5. Gratuitos, os ingressos para o evento esgotaram pouco tempo após a disponibilização. A programação inclui mesas de debates, mostras de cinema, exposições e homenagens à Alcione e Angela Bassett.

Criado em 2001, o festival já foi realizado em mais de 10 países e cinco continentes, com participação de personalidades como os americanos Will Smith e Cher, a britânica Zaha Hadid e os brasileiros Pelé e Pabllo Vittar.

De acordo com a organização, o evento tem como objetivo promover a igualdade, a diversidade e a inclusão. Na Bahia, o festival será centrado na cultura negra. A edição de Salvador é também a primeira do Brasil.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS