Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE ESG
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
06/07/2023 às 15:24 • Atualizada em 18/07/2023 às 17:37 - há XX semanas | Autor: Da Redação

ENERGIA RENOVÁVEL

Fontes renováveis abastecem 100% da operação da Petrobras

Certificação internacional atesta sustentabilidade das unidades industriais e administrativas

A Petrobras tem o compromisso de reduzir suas emissões operacionais totais em 30% até 2030
A Petrobras tem o compromisso de reduzir suas emissões operacionais totais em 30% até 2030 -

A Petrobras adquiriu certificação internacional que garante que 100% da energia elétrica utilizada nas operações industriais e administrativas no Brasil é gerada por fontes renováveis. A chancela, chamada I-REC (Renewable Energy Certificate), atesta que a energia elétrica adquirida pela Petrobras de fornecedores externos é gerada exclusivamente por fontes renováveis, como energia hidrelétrica, eólica ou solar.

Segundo a empresa, o objetivo é neutralizar as emissões de escopo 2, termo empregado pela indústria mundial para as emissões associadas ao consumo de energia obtida de um fornecedor externo. A prática foi incorporada pela companhia a partir de 2022. Os certificados foram adquiridos junto às principais empresas fornecedoras de energia elétrica para a Petrobras: AES Brasil, CPFL Soluções e Cemig.

“A neutralização de emissões do escopo 2 é um marco relevante em nossa jornada de transição energética e evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada em parceria com nossos fornecedores", afirma o presidente da Petrobras Jean Paul Prates. "É um avanço que nos deixa orgulhosos, comprovando que seguimos determinados em liderar a transição energética no Brasil, de mãos dadas com a cadeia produtiva nacional e em sintonia com as demandas da sociedade.”

Os certificados fazem parte da primeira iniciativa do portfólio de ações que contou com os recursos do Fundo de Descarbonização da Petrobras. Eles abrangem 100% da energia elétrica comprada e correspondem à totalidade das emissões de escopo 2 das operações da empresa no Brasil em 2022.

"A aquisição dos certificados está alinhada com a ambição da Petrobras de atingir a neutralidade das emissões operacionais até 2050 e reforça o compromisso com a descarbonização de nossas operações, contribuindo para uma transição energética segura", afirma o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim.

O Fundo de Descarbonização da Petrobras foi criado para apoiar ações de descarbonização das operações da companhia nos segmentos de exploração e produção, refino, gás e energia e logística. A Petrobras tem o compromisso de reduzir suas emissões operacionais totais em 30% até 2030 e, no longo prazo, a ambição de neutralizar suas emissões operacionais de gases do efeito estufa até 2050 e influenciar parceiros a atingirem essa ambição.

I-REC

O Renewable Energy Certificate (I-REC) é um tipo de certificado de energia renovável que representa os atributos ambientais da geração de um megawatt-hora (MWh) de energia produzida por fontes renováveis. Ele consiste em um sistema global de rastreamento dos atributos de energia renovável, desenvolvido para permitir o registro confiável de energia oriunda de fontes renováveis. O certificado é utilizado por consumidores específicos, para fins de contabilização no Escopo 2, de acordo com os mais rigorosos padrões internacionais.

Saiba mais sobre Energia Renovável

Veja mais em A TARDE ESG

Assuntos relacionados

A Tarde ESG esg Petrobras

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

A Tarde ESG esg Petrobras

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

A Tarde ESG esg Petrobras

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA