Busca interna do iBahia
HOME > ARTIGOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ARTIGOS

Olhar feminino dinamiza o Legislativo

Confira o artigo de Ivana Bastos, deputada estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

Ivana Bastos, deputada estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

Por Ivana Bastos, deputada estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

30/12/2025 - 2:18 h
Ivana Bastos, presidente da Alba
Ivana Bastos, presidente da Alba -

Mais de 320 dias após a minha posse como primeira presidente em 190 anos da Assembleia Legislativa da Bahia encerramos 2025, um ano que começou difícil, com a sensação de dever cumprido. Firme no trabalho e presente no cuidado, vamos transformando o Legislativo baiano em um dos mais dinâmicos do país. Nada disso seria possível sem os meus 62 pares, deputadas e deputados, os nossos servidores e o povo que acompanha as sessões das galerias ou na TV ALBA.

Há quem diga, e eu sou dessas, que o olhar feminino é sempre diferenciado, mais criterioso e detalhista. Por isso fazemos a diferença na Mesa Diretora: eu, a primeira vice-presidente, deputada Fátima Nunes, e a segunda secretária, deputada Kátia Oliveira, com o reforço da procuradora especial da Mulher, deputada Fabíola Mansur. Mas jamais deixaria de ressaltar o apoio recebido dos demais integrantes: deputados Marquinho Viana, Hassan, Laerte do Vando, Samuel Júnior, Vítor Azevedo e Fabrício Falcão.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De fevereiro a dezembro deste ano 2.071 proposições, entre projetos de lei (PL), projetos de resolução (PRs), projetos de emendas constitucionais (PEC), ofícios e mensagens, foram apreciados em 191 sessões deliberativas no plenário Orlando Spínola. A maioria dos projetos votados (268) foi de iniciativa parlamentar, confirmando o compromisso assumido na minha posse, de toda semana votar proposições de deputados e deputadas.

O orçamento 2026 do Estado, estimado em R$ 77,4 bilhões; a reestruturação das forças de segurança; as iniciativas da bancada feminina; os reajustes e recomposições salariais dos servidores dos três Poderes; a reorganização de quadros do serviço público; os empréstimos destinados a investimentos em infraestrutura, saúde e educação; e as mudanças em entrâncias de Comarcas do interior destacam-se entre os principais projetos votados neste ano.

As Comissões Temáticas, fundamentais na análise de proposições e na discussão de temas de interesse da sociedade, registraram 166 atividades. Em destaque debates sobre “Conflitos Fundiários no Sul da Bahia”, “Cadeia Produtiva do Leite”, “Assédio no Serviço Público”, “Políticas Públicas para Valorização do Teatro”, “Ações de Combate à Seca” e “Planserv”.

Impossível deixar de citar o selo ALBA Cultural, a Escola do Legislativo, a TV ALBA e a Assembleia de Carinho, instrumentos que intermedeiam a relação do Parlamento com o público externo e outras entidades do serviço público. Através de convênios e acordos de cooperação a ALBA edita e distribui livros, produz programas de rádio e tevê e faz doações.

Com a certeza de que em 2026 voltaremos com mais força na defesa dos interesses da Bahia, desejo Boas Festas a todos os baianos e baianas!

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ivana Bastos, presidente da Alba
Play

Pontes para o Consensualismo

x