Busca interna do iBahia
HOME > ARTIGOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Refletir e Agir

Conscientização global e os 15 anos da Política Estadual de Educação Ambiental

Fabio Fernandes Barbosa*

Por Fabio Fernandes Barbosa*

26/01/2026 - 3:25 h
Educação ambiental nas escolas estaduais da Bahia
Educação ambiental nas escolas estaduais da Bahia -

Hoje, 26 de janeiro, é comemorado o Dia Internacional da Educação Ambiental, data que visa promover a conscientização sobre a importância da educação ambiental em todo o mundo. Ainda nesse mês de janeiro, especificamente no dia 07, comemoramos os 15 anos da Lei Estadual nº 12.056/2011, que instituiu a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia.

A referida legislação define a Educação Ambiental como o conjunto de processos permanentes e continuados de formação individual e coletiva para a sensibilização, reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos, visando uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nessa perspectiva, é fundamental o estímulo de práticas sociopedagógicas que apontem para a sustentabilidade socioambiental, vinculando com os cuidados aliados à adaptação às mudanças climáticas e incentivo às participações comunitárias no enfrentamento e superação dos problemas ambientais, por meio da construção e/ou do fortalecimento das Agendas Socioambientais nos diversos espaços.

Leia Também:

Entender e reconhecer a importância de promover discussões permanentes sobre as questões socioambientais é uma das formas de contribuir para uma compreensão crítica e integrada do ambiente, considerando as suas múltiplas e complexas relações — dimensões históricas, ecológicas, sociais, econômicas, políticas, culturais, científicas, éticas e legais — que, consequentemente, ajudarão para a formação de sujeitos críticos, conscientes, participativos, ambientalmente educados e capazes de contribuir para a consolidação de uma visão de futuro, respeitando os princípios da sustentabilidade, para a Bahia, Brasil e o Mundo.

Essas necessidades, infelizmente, são corroboradas frente às emergências climáticas e aos desafios contemporâneos, evidenciadas pelas desigualdades socioambientais e pelo racismo ambiental, demonstrando que se torna cada vez mais urgente fortalecer práticas, como as promovidas pela Educação Ambiental, que articulem o cuidado com o meio ambiente e, efetivamente, contribuam para a redução das desigualdades e para a melhoria das condições de vida das populações.

Atenta e comprometida com a promoção da Educação Ambiental, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) tem consolidado, ao longo dos últimos anos, a Educação Ambiental na rede estadual por meio do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (ProEASE), a realização de processos formativos em Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, além da instalação de sistemas solares fotovoltaicos nas novas unidades escolares. São ações que evidenciam o compromisso do governo com a construção de sociedades justas, sustentáveis e regenerativas.

*Fabio Fernandes Barbosa é Diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Educação educação ambiental

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Educação ambiental nas escolas estaduais da Bahia
Play

Pontes para o Consensualismo

x