LANÇAMENTOS
Audi lança Q8 repleto de tecnologias
Por Lúcia Camargo Nunes | Fotos: Leo Sposito | Divulgação
A imensa grade e seu tamanho, quase cinco metros de comprimento e 2,20 m de largura, já chamam a atenção. Mas é o design deste crossover, mistura de SUV com cupê, que vai fazer muita gente torcer o pescoço ao vê-lo passar. Até porque não será um carro de volume: o novo Audi Q8 tem preços a partir de R$ 471.990.
Trata-se do topo de linha da linha Q, que une a agressividade e a esportividade das linhas de um cupê com a versatilidade de um utilitário esportivo. Produzido na Eslováquia, teve 21 mil unidades vendidas no mundo no primeiro semestre deste ano – lideradas por EUA e China. Por aqui a expectativa até dezembro é de vender 100 unidades.
A grade single frame em formato octogonal é nova e apresenta a cara da família Q a partir deste lançamento. Hoje os Q têm grade hexagonal. Olhando o carro de lateral, a linha de ombro rebaixada à altura da maçaneta dá um ar mais esportivo ao veículo. O vinco na porta lhe outorga mais musculatura e a ausência de moldura na porta é mais uma inspiração vinda dos cupês. Atrás, uma linha horizontal une as lanternas, dando a sensação de mais largura. E na parte de dentro o brasileiro Maurício dos Santos deixa sua marca ao chefiar o design interno, com destaque ao núcleo digital que unifica as funções no painel central em duas telas.
O coração
O conjunto mecânico é outro ponto alto do Q8: seu motor V6 de 3 litros TFS entrega 340 cavalos de potência e 50,9 kgfm de torque já a partir de 1.500 giros, acoplado à transmissão automática de oito marchas. Com isso, o crossover leva 5,9 segundos para chegar a 100 km/h. Para completar, um sistema elétrico de 48 volts com bateria de íons de lítio de 12 kWh empurra o Audi em velocidades de 55 a 160 km/h com o motor desligado. É o chamado híbrido leve. E o sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60. Se necessário, desloca a maior parte da força para o eixo com melhor tração.
Infotainment inovador
A Audi oferece no Q8 dois displays de alta resolução sensíveis ao toque: o superior com tela de 10,1" controla entretenimento e navegação. O inferior, de 8,6", gerencia ar-condicionado e outras funções de conforto. Algumas funções ainda podem ser controladas por voz. Para completar, o Virtual Cockpit possui tela de 12,3".
O Q8 é oferecido em duas versões. A Performance parte de R$ 494.990, e a versão Performance Black começa em R$ 531.990, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho. Por tempo limitado, a Audi vai vender os dois modelos por preços promocionais: R$ 471.990 na versão Performance e R$ 503.990 para a Performance Black.
Em movimento
Vêm aí mais 7 lançamentos
O A TARDE Autos acelerou por alguns quilômetros o Audi Q8 no autódromo Vello Città, em Mogi Guaçu (interior de São Paulo). Ao entrar percebe-se que a cabine espaçosa é repleta de tecnologias. Seus três metros de entre-eixos permitem se acomodar com muito conforto no banco traseiro. Mas o melhor é pilotá-lo: no traçado cheio de curvas foi fácil sentir que o veículo agarra o solo e retoma a velocidade com acelerações vigorosas.
Melhor ainda se o Q8 estiver equipado com o eixo traseiro dinâmico, que permite girar as rodas traseiras em até 5 graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras. Em alta velocidade, giram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade em uma mudança de faixa, por exemplo.
Esse recurso faz parte do pacote tecnológico que ainda inclui o head-up display, que projeta informações importantes no para-brisa; e o Night Vision Assist, assistente de visibilidade na escuridão, destacando pessoas e animais maiores na cor amarela no Audi Virtual Cockpit.
A suspensão a ar adaptativa com amortecimento controlado é outro opcional, com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos variando a altura da carroceria em até 90 milímetros. É possível escolher também rodas de alumínio 22'' e faróis Full LED Matrix HD.
Para ampliar a segurança, o pacote Audi Side Assist traz o Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros); o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo); Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa um condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios se necessário).
De acordo com Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e marketing da Audi, a Bahia é um mercado fundamental para a marca, que está representada pela concessionária Auto Center Salvador. "Nossa ideia é fortalecer nossos laços com os clientes da Bahia, um mercado onde podemos crescer muito. Temos uma série de ações que estamos prevendo, como o Audi Sport Experience, no qual vamos colocar toda a linha de produtos esportivos, como RS4, RS5 e RS6 para os clientes conhecerem. Além disso vamos organizar o lançamento com test drive do Q8 no início de setembro, mas o carro já está lá", afirma Rawics.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes