LANÇAMENTOS
Nova Sprinter Força para manter a liderança da Mercedes
Por Lúcia Camargo Nunes | Fotos: Divulgação
Às vésperas da Fenatran, feira voltada ao segmento de veículos rodoviários de carga, a Mercedes-Benz antecipa a nova linha Sprinter 2020, que será exibida pela primeira vez no evento e chega às lojas nos próximos meses.
Produzida na Argentina, a linha de comerciais leves atende desde autônomos, empreendedores a frotistas e aposta em itens tecnológicos e segurança para ampliar sua participação no mercado.
A Sprinter se destaca no segmento de vans de passageiros com mais de 48% de market share, em furgões, a sua participação de mercado é de 33%, e em chassis com cabina possui quase 20%.
A marca ainda é líder nas vendas na categoria de Large Vans em 2019, hegemonia retomada após 10 anos, em 2017. Nas vendas acumuladas de janeiro a agosto deste ano, a Mercedes superou 35% de participação de mercado, com 7.517 unidades emplacadas e 58% de crescimento no volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2018.
"O mercado nacional de Large Vans deve chegar a 31 mil unidades este ano e a Mercedes-Benz está com 36% de share, vamos ter cerca de 12 mil unidades vendidas. Para o ano que vem, estimamos um crescimento de 15% a 20% e vamos manter a mesma participação", afirma Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing vans da Mercedes-Benz do Brasil.
O momento é muito bom. Em um ano, esse mercado já cresceu 60%, e as expectativas são positivas para 2020. "O movimento de mercado, as consultas e os pedidos mostram que essa tendência de crescimento continuará no próximo ano", ressalta Ferrarez.
Nessa categoria estão incluídas as vans voltadas ao turismo, transporte escolar, ambulância, bens de consumo e e-commerce. "É um veículo que facilita a vida do empreendedor, seja com food truck, escritório móvel, pet shop, salão de beleza, escolas e locadoras, entre outros. Isso tudo ajuda a expandir nossos negócios", detalha o diretor da Mercedes.
A Bahia, aliás, é um mercado forte para a marca, e Salvador, por sua vez, conta com centro especializado em vans da Mercedes-Benz. "Temos equipes 100% dedicadas a esse público, com treinamento, ferramental, abordagem de suporte nas vendas e pós-vendas", explica Ferrarez. Segundo ele, a participação na Bahia e todo o Nordeste é elevadíssima. "Geralmente estamos acima dos 40% de participação de mercado nessa região, porque é um veículo com muita robustez e atende muito bem ao segmento de turismo".
De fábrica, a marca possui um modelo que leva o motorista e mais 19 passageiros, o único do segmento com essa capacidade. E pode ser "transformada" para até 21 lugares. Toda a linha apresentada em Curitiba, que inclui furgões e chassi com cabina, vem equipada com câmbio manual. Mas Ferrarez não descarta oferecer em breve o câmbio automático na linha Sprinter. "O Brasil demanda cada vez mais essa solução e atualmente entre as Large Vans nenhum modelo oferece. Faz parte dos nossos planos e assim que fecharmos os projetos de desenvolvimento, temos a ideia, sim, de trazer o câmbio automático".
Nova linha 2020
Entre as novidades da linha 2020, a Sprinter traz os assistentes ativo de frenagem (ABA), de fadiga (Attention Assist) e de subida em rampa (HSA), sistema multimídia com tela digital touchscreen, câmera de ré, volante multifuncional, direção elétrica e novos compartimentos e ar-condicionado. No desempenho, a nova eletrônica do motor OM 651 entrega mais potência e torque. E para carga, o modelo 416 teve sua capacidade ampliada: 220 kg a mais de peso bruto total (PBT em relação ao atual 415).
Em uma rápida volta com a versão Furgão, a sensação é de estar dirigindo um automóvel, com ótima empunhadura do volante, a direção elétrica precisa e a troca de marchas macia.
A Mercedes Sprinter ainda ganhou novos modelos para sua linha de vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de carga: 314 CDI Street (motor de 143 cv), 416 CDI e 516 CDI (ambas de 163 cv).
No design, destaque aos novos faróis, em posição elevada, o que ajuda a oferecer mais proteção contra pequenos impactos, muito comuns no tráfego intenso e locais estreitos. Com isso, o parachoque ganhou aparência mais robusta.
Os preços e mais detalhes de cada versão serão apresentados na Fenatran, no Expo São Paulo, entre os dias 14 e 18 de outubro
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes