LANÇAMENTOS
Novo Cerato 2.0 Roda suave, com mais potência e preço
Por Wagner Gonzalez | Fotos: Divulgação
É um segmento com grandes jogadores e vendas relativamente pequenas. Apenas 5% do cerca de 1,5 milhão de emplacamentos até 31 de agosto formam o segmento de carros do tipo sedã médio no Brasil. Com carroceria mais bonita, motor mais potente e preço menor que seus concorrentes, a Kia apresentou o novo Cerato 2.0 (R$ 94.990 para a versão EX e R$ 104.990 para a mais sofisticada SX), modelo que chega com a melhor relação peso-potência do grupo que inclui Toyota Corolla, VW Jetta, Honda Civic e Chevrolet Cruze. Em sua quarta geração, o sedã da marca sul-coreana chega ao Brasil direto da fábrica mexicana de Pesqueria e se destaca por rodar suave. As revendas Intervia e Sammar devem expor a novidade a partir de amanhã (veja box).
PREÇOS
A Kia escolheu posicionar o Cerato 2.0 como opção para um cliente de 40 anos e perfil exigente, sensível ao apelo de um bom pacote de equipamentos de série, garantia de cinco anos e o recém-lançado plano Kia Way. Similar ao saudoso "arrendamento mercantil" (também conhecido como leasing), esse plano já é adotado por outras marcas e garante a recompra do automóvel por uma concessionária da marca com a garantia de 85% do valor previsto pela tabela Fipe. De acordo com José Luís Gandini, o presidente da Kia Motors do Brasil, esse valor está acima do praticado no mercado.
"Ninguém paga 100% da tabela Fipe e não podemos deixar de lado que o revendedor arca com os custos administrativos da operação e precisa ter uma margem de lucro nessa operação".
Para tirar proveito da oferta é preciso cumprir com o programa de revisões nas revendas autorizadas; o plano de recompra será paulatinamente estendido à toda linha da Kia, que inclui outros seis modelos. Até o mês de agosto foram vendidas 1.428 unidades do Cerato Geração 3, equivalente a 1,64% do segmento. De acordo com Ary Jorge Ribeiro, diretor de vendas da marca no Brasil, a previsão de vendas para os últimos três meses do ano chega a 1.200 unidades e, com isso, aumenta a participação no segmento para 2,0%.
Linhas elegantes
O Cerato 2.0 é facilmente identificado: a frente com cantos arredondados, a grade dianteira discreta e característica e a lateral com linhas equilibradas formam um conjunto agradável aos olhos. Nem mesmo o aumento de 20 mm no balanço dianteiro e 60 mm no balanço traseiro (detalhe que aumentou para 520 litros a capacidade do porta-malas, 100 a mais que o modelo anterior) desequilibram o sedã de 2.700 de distância entre-eixos. As caixas de rodas acomodam rodas de aro 16 e os pneus 205/60R, medida que indica a banda lateral ter 60% da largura da banda de rodagem. Esse perfil é considerado alto para o segmento. O Toyota Altis Hybrid usa pneus 225/45 R17 e o Honda Civic, 215/50 R17. A escolha, porém, ajudou a reduzir custos e aumentar a suavidade de marcha, posto que esse perfil mais alto absorve melhor as irregularidades do piso.
O motor NU 2.0 MPI utiliza bloco de quatro cilindros em linha e tem cabeçote de duplo comando igualmente fundido em alumínio, o que ajuda a diminuir o peso sobre o eixo de tração. A potência anunciada é de 157/167 cv a 6.200 rpm e o torque 19,2/20,6 m•kgf a 4.700 rpm (respectivamente a gasolina e etanol). Embora a relação peso/potência de 7,68 kg/cv seja a maior entre seus concorrentes diretos, o consumo de combustível de 9,9 km/l com gasolina na estrada e para um carro de 1.283 kg, está algo distante de impressionar. O uso de um motor turbo-alimentado melhoraria esse índice, mas afetaria negativamente a vantagem do preço.
O interior da versão EX, avaliada por A TARDE Autos, é marcadamente preto e tem bom acabamento. O volante multifuncional incorpora borboletas para comandar o câmbio automático de seis velocidades, que faz trocas suaves. Os freios a disco nas quatro rodas estão bem dimensionados para o desempenho do Cerato 2.0. Em uma breve avaliação na pista da Fazenda Capuava, o rodar macio foi o ponto alto da experiência.
Revendas de Salvador
As duas revendas Kia de Salvador já estão preparadas para a apresentação do Cerato 2.0 aos clientes baianos. Marcelo Dória, gerente da revenda Sammar, informa que vai convidar seus clientes para "experimentar as diferenças que o lançamento traz em relação à versão anterior". Luiz Eduardo Leite, gerente de veículos novos da Intervia, destacou que "o novo motor e o porte no novo modelo são os pontos que mais impressionam no Cerato 2.0".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes