BAHIA
BYD inaugura maior fábrica da América Latina em Camaçari
Complexo industrial já está distribuindo veículos para concessionárias em todo o Brasil

Por Jair Mendonça Jr

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a gigante chinesa BYD, líder em veículos elétricos, inaugurou oficialmente a sua linha de montagem final em Camaçari, nesta quinta, 9.
Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização de uma missão

O evento marcou a abertura do que é considerada a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. O fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, disse que a inauguração é a materialização de uma missão.
"Há 16 anos, criei os 'Três Sonhos Verdes' da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão", declarou o fundador.
O complexo industrial, que é a primeira de 26 instalações a entrar em operação, já está distribuindo veículos para concessionárias em todo o Brasil.
A fábrica, construída em 15 meses, possui uma área de mais de 4,6 milhões de m², o equivalente a 645 campos de futebol.

Na primeira fase, a unidade terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, com planos de expansão para 300 mil na etapa seguinte.

Durante a cerimônia, o fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, anunciou um novo investimento para dobrar a capacidade de produção anual para até 600 mil unidades.
A empresa emprega mais de 1.500 colaboradores e tem a meta de se tornar uma das três maiores montadoras do país até 2028.
O evento contou com a presença de diversas autoridades como o fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu., o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ministros de Estado e outras autoridades dos três Poderes.

A cerimônia também celebrou um marco inédito: a produção do veículo de número 14 milhões da companhia no mercado global, que foi assinado/autografado pelo presidente.

Lançamento
Além da inauguração, a BYD apresentou o primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex fuel do mundo. Trata-se de uma edição especial do BYD Song Pro, produzido especialmente para a COP30.


Desenvolvido em cooperação entre cientistas chineses e brasileiros, o motor 1.5 litro pode funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes