adblock ativo

Creta 2022: tecnologia e visual arrojado

Publicado quarta-feira, 24 de novembro de 2021 às 06:04 h | Atualizado em 23/11/2021, 23:45 | Autor: Núbia Cristina
Na dianteira: nova grade hexagonal com detalhes | Fotos: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Na dianteira: nova grade hexagonal com detalhes | Fotos: Shirley Stolze | Ag. A TARDE -
adblock ativo

Não é novidade o apreço do consumidor brasileiro por utilitários esportivos. Os SUVs estão por aí, rodando a trabalho ou a passeio, cada vez mais belos e tecnológicos. A indústria turbina esse segmento e os números não param de crescer, a concorrência também.

No ranking da Fenabrave com os 10 carros mais vendidos em outubro deste ano, quatro são utilitários esportivos médios e compactos: Jeep Renegade, com 6.723 unidades vendidas, Jeep Compass, 6.097; VW T-Cross, 6.008, e Hyundai Creta, 5.492.

Para criar diferenciais em relação aos concorrentes, a Hyundai equipou a segunda geração do Creta com um generoso pacote de tecnologia e segurança, além de investir em mudanças drásticas no visual. A Tarde Autos avaliou o novo Hyundai Creta 2021-2022, a versão topo de linha: Ultimate.

O novo Creta está disponível em quatro versões (Comfort, Limited, Platinum e Ultimate). As três primeiras vêm equipadas com motor 1.0 turbo GDI de injeção direta e 120 cv, o mesmo do HB20. A Ultimate mantém o motor 2.0 aspirado do Creta antigo, mas retrabalhado. Os preços partem de R$ 112,990 e podem chegar a R$ 157,490.

Imagem ilustrativa da imagem Creta 2022: tecnologia e visual arrojado
Acabamento nos tons marrom e bege agradam

Ultimate

O motor da versão Ultimate responde rápido e de maneira eficiente nas acelerações e retomadas. O carro é bom de dirigir e entrega muita estabilidade, mesmo em pista molhada, em dias de chuva. Dá conta do recado no uso do dia a dia, manda bem em ladeiras, buracos e situações comuns do trânsito de Salvador. Quanto ao consumo, a montadora divulga média urbana de 10.9 km/l e rodoviária de 12,4 km/l quando com gasolina e 7,7 km/l e 8,7 km/l com etanol.

A quantidade de itens de segurança é um dos pontos fortes desta versão. Há assistente de permanência e centralização em faixa; sistema de frenagem autônomo para carros, pedestres, ciclistas e convergências à esquerda; câmera para monitoramento de ponto cego; detector de fadiga; freio de estacionamento eletrônico com auto hold; monitoramento de pressão dos pneus; seis airbags etc.

Todo esse aparato gera tranquilidade ao dirigir, porque o motorista sabe que em condições adversas os sistemas autônomos de segurança vão funcionar. A smart câmera 360º permite uma visão panorâmica. O novo sistema de alerta de presença no banco traseiro evita que pais desatentos esqueçam seus filhos pequenos ou os pets trancados no carro.

Imagem ilustrativa da imagem Creta 2022: tecnologia e visual arrojado
Na parte traseira, as lanternas são fragmentadas

Conectado

A conectividade é outro ponto forte do Novo Creta Ultimate. O sistema Hyundai Bluelink permite uma série de comandos à distância, pelo smartphone: acionamento e ajuste de temperatura do ar-condicionado automático digital; da ventilação do banco do motorista; acesso ao sistema da Smart Câmera 360º; informações de Tráfego em Tempo Real; buscas em Tempo Real de Localidades; comandos de voz etc.

O motorista pode escolher entre usar o sistema de navegação do próprio carro ou usar app do smartphone. A central multimídia tem GPS nativo e conexão com Android Auto e Apple CarPlay,

O acesso remoto à câmera 360º é um ponto a mais na segurança, já que é possível ter a visão do entorno onde o carro está estacionado na rua, permitindo embarque em segurança, podendo até prevenir assaltos. A assistência 24 horas Bluelink oferece os serviços de rastreamento e imobilização veicular, o sistema será oferecido com nove meses de gratuidade.

Design

O design da nova geração do Creta mudou muito em relação à anterior. O visual do carro foi criticado na época do lançamento, mas, polêmicas à parte, a estética da versão Ultimate agrada e chama atenção: por onde passou, atraiu olhares.

Na dianteira, há nova grade hexagonal com detalhes cromados, e o capô tem linhas que dão a sensação de carro mais musculoso. Os faróis, de LED na versão topo de linha, são divididos. Todas as versões têm luzes diurnas de LED. Por dentro, o acabamento nos tons marrom e bege agradam. A central multimídia com uma grande tela horizontal de 10,25? domina o painel.

O Creta 2022 versão Ultimate 2.0 teve um pequeno crescimento. O comprimento passou para 4,3 m (1 cm a mais), enquanto a largura agora é de 1,79 m (também 1 cm adicional). A distância entre-eixos cresceu 2 cm, para 2,61 m. Mas a altura não mudou (1,63 m).

Motorização

Motor SmartStream 2.0, de até 167cv (etanol) ou 157 cv (gasolina) a 6.200 rpm 

Torque 20,6 kgf.m (etanol) e 19,2 kgf.m (gasolina) a 4.700 rpm

adblock ativo

Publicações relacionadas