AUTOS
Fiat Cronos tem visual arrojado e parte de R$ 53,9 mil
Por Marco Antônio Jr., em Rio de Janeiro

A FCA Fiat Chrysler apresenta hoje no Rio de Janeiro o Fiat Cronos, sedan compacto que é uma das principais apostas da marca para 2018. No processo de substituição da linha Palio, carro chefe da marca por quase 20 anos, a Fiat quer retomar a liderança do segmento colocando Cronos e Argo lado a lado. “É o primeiro ciclo de renovação da Fiat que começou com a Toro, o Mobi, o Argo ano passado e a Ducato, e o Cronos resgatando ousadia e conexão emocional com seus clientes”, disse Herlander Zola, diretor da Fiat.
Preço é ousado
Com preço a partir de R$ 53.990,00 (versão base com motor 1.3 109cv Firefly e câmbio manual), o Cronos tem cinco versões tendo a Precision com motor 1.8 e.TorQ de 139cv como topo de linha. (Confira os detalhes das versões abaixo). Todas contam com itens como ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, e também sensor de pressão de pneus e sistema Start&Stop, como no Argo. Em termos de segurança oferece de série controle de estabilidade, tração, sistema isofix, Hill Holder (controle de partida e aclives) e airbags laterais além dos frontais que são obrigatórios.
O valor anunciado esta noite para o Cronos o coloca R$ 6 mil abaixo do valor inicial do seu maior rival, o Virtus (1.6 MSi com câmbio manual) o que revela uma estratégia bem agressiva diante da concorrência. Longe de ser a mais interessante, a estratégia evidencia que o novo três volumes vai dar trabalho para o reposicionamento da concorrência.

Novo tempo
O Fiat Cronos usa 70% da estrutura nova em relação ao Argo, ainda que compartilhem a plataforma MP-S. Como sedã que se preze, traz amplo porta-malas de 525 litros, suspensão traseira semi-independente, e itens superiores em relação à concorrência como a ângulo de abertura do porta malas. O visual dianteiro é diferenciado em relação ao Argo e a traseira é curta, como num fastback, usando a própria definição da Fiat.
Para desenvolver o sedan, a Fiat envolveu time de 60 engenheiros, 60 softwares de simuladores virtuais e testes ao longo de 8 milhões de quilômetros. Usando simuladores virtuais e recursos como o banco elastocinemático, capaz de reproduzir as condições de rodagem em local fechado, o Cronos é fruto de um trabalho conjunto da FCA Latinoamericana para aprimorar o Argo em uma carroceria três volumes.

Conteúdo e versões
A Fiat lança o Cronos em cinco versões, todas com ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, radio com conexão Bluetooth e USB e volante com comandos de rádio e telefone, computador de bordo, sensor de pressão de pneus, ajuste de altura, sinalizador de frenagem de emergência, cintos de três pontos para os ocupantes traseiros e volante regulável em altura, bem como air bags laterais e frontais e sistema ISOFIX

Cronos 1.3: R$ 53.990
Poderia ser “base” mas a versão que tem motor Firefly 1.3 flex de 109cv tem câmbio manual de cinco marchas e todos os itens de série
Cronos DRIVE 1.3: R$ 55.990
Além dos itens de série, incorpora multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, uma das mais precisas da categoria e conexão USB adicional. A partir dessa versão estão disponíveis acessórios opcionais como faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré e sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático para manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.
Cronos DRIVE 1.3 GSR: R$ 60.990
Associa ao motor Firefly 1.3 o câmbio automatizado GSR de cinco marchas com controle por botões, paddle shifters atrás do volante, Ambient Lights, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados além de controle de estabilidade eletrônico, controle de tração, Hill Holder (controle de partida em aclives) e tem como opcionais faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.
Cronos PRECISION 1.8: R$ 62.990
É a versão equipada com o motor e.TorQ 1.8 de 139cv (etanol) e 19,3 kgfm de torque que traz todos os itens das demais versões além de faróis em LED, rodas de liga leve 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme. A lista de opcionais inclui air bags laterais dianteiros, câmera de ré, display TFT de 7 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Cronos PRECISION 1.8 AT6: R$ 69.990
Nessa configuração, o Cronos possui câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro e no Fiat Argo. Além dos itens da versão Precision 1.8, a versão automática traz como equipamentos de série paddle shifters atrás do volante para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient Lights, apoio de braço para o motorista, volante revestido de couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8, com exceção das maçanetas e frisos cromados (de série aqui).
São oito cores, sendo três sólidas: branco, preto e vermelho; três metálicas, sendo o prata Bari, cinza Scandium e preto Vesúvio e duas cores perolizadas; branco Alaska e o novo vermelho Marsala.
Na próxima edição de A TARDE Autos impresso, vamos contar as impressões ao volante do Fiat Cronos, e, nas redes sociais, vamos mostrar detalhes, fotos e informações sobre o sedã.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes