Busca interna do iBahia
HOME > AUTOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUTOS

GM aposta no Nordeste e amplia produção de elétricos

Unidade no Ceará reforça produção elétrica da Chevrolet e prepara chegada do Captiva EV em 2026

Nubia Cristina

Por Nubia Cristina

16/12/2025 - 23:18 h
Imagem ilustrativa da imagem GM aposta no Nordeste e amplia produção de elétricos
-

A General Motors (GM) dá um passo decisivo na ampliação de seu portfólio de veículos elétricos no Brasil, com a inauguração da PACE (Planta Automotiva do Ceará), que iniciou oficialmente a produção nacional do Chevrolet Spark EUV, no início do mês, e confirmou a montagem do Chevrolet Captiva EV a partir de 2026.

Instalada no município de Horizonte, a unidade ocupa o antigo complexo da Troller - um galpão com mais de 30 anos que foi totalmente redimensionado para a montagem de veículos 100% elétricos - e passa a operar sob gestão da Comexport, em parceria estratégica com GM.

Tudo sobre Autos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Antes mesmo do início oficial da montagem do Spark EUV, a GM já havia encomendado à Comexport a produção de um segundo modelo elétrico. O Captiva EV ocupará um espaço estratégico no segmento de SUVs elétricos e será um dos pilares da estratégia da marca para escalar a eletrificação no mercado brasileiro.

A expectativa conjunta da GM e Comexport é produzir 8,8 mil veículos elétricos por ano, sendo 3 mil unidades do Captiva EV e o restante do Spark EUV. A capacidade inicial da PACE é de 10 mil unidades anuais, com margem para expansão conforme a evolução da demanda.

Conteúdo local

Um dos diferenciais do projeto é o avanço acelerado da nacionalização. A partir do próximo ano, os modelos elétricos montados no Ceará terão 35% de conteúdo local, percentual considerado relevante para a fase inicial da eletrificação no país. A estratégia passa pela formação de um novo polo industrial no entorno da fábrica.

O presidente da Comexport, Alan Goldlust, ressaltou que a PACE foi estruturada para receber projetos industriais de última geração. “A PACE reúne condições únicas para apoiar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil. Nossa operação no Ceará permite produzir veículos com eficiência, flexibilidade e rigor tecnológico. Estamos preparados para atender às demandas da GM e outros clientes e desenvolver competências que fortalecerão a presença do Estado em uma nova etapa da indústria automotiva”, afirmou.

Na mesma linha, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, destacou o caráter estratégico da decisão de produzir os novos elétricos no país. “Trazer a produção do Spark EUV e do Captiva EV para o Brasil é um passo coerente com tudo o que defendemos para a indústria nacional: competitividade, tecnologia e visão de longo prazo. O país tem capacidade, escala e talento para avançar na eletrificação, desde que os movimentos sejam responsáveis e alinhados ao estágio do mercado”, concluiu.

Produção escalonada

O Spark EUV inaugurou a linha de montagem da PACE operando no regime SKD (Semi Knock-Down), com a finalização no Brasil de kits semidesmontados fornecidos principalmente pela SAIC-GM, da China. Enquanto os processos industriais locais seguem em validação, o modelo continuará sendo importado para complementar a oferta.

As primeiras unidades nacionalizadas devem chegar às concessionárias Chevrolet entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. No curto prazo, a prioridade será atender o mercado brasileiro. A possibilidade de exportação, especialmente para a Argentina, está no radar, mas será avaliada em um segundo momento.

A PACE recebeu R$ 400 milhões em investimentos iniciais, com previsão de mais R$ 500 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Concebida como uma planta multimarcas, a fábrica foi totalmente redimensionada para a montagem de veículos elétricos.

Protagonismo

A operação no Ceará reforça o papel crescente do Nordeste na nova geografia da indústria automotiva brasileira, com impactos diretos na geração de empregos, no desenvolvimento regional e na formação de competências ligadas à eletrificação.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Captiva EV Chevrolet Spark EUV General Motors indústria automotiva nacionalização veículos elétricos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Ram Dakota chega ao Brasil em 2026 para desafiar Hilux e Ranger

Play

Renault anuncia pré-venda do Boreal 2026, seu novo carro-chefe

Play

Bateria voadora: a aposta chinesa contra incêndios

Play

BYD lança carro com drone no teto e preço surpreendente; confira

x