Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > autos > SALÃO DE FRANKFURT
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALÃO DE FRANKFURT

Frankfurt 2015; os carros do futuro

Roberto Nunes, em Frankfurt

Por Roberto Nunes, em Frankfurt

24/09/2015 - 8:50 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
C-HR
C-HR -

Em Frankfurt, as montadoras mostram suas tendências nos concept-cars, os já conhecidos carros-conceito. A alemã Audi já vem desenvolvendo seus modelos no conceito e-tron quatro. Seu estande destacou o conceito elétrico Audi e-tron quattro. Estão em exibição também o Q7 e-tron 3.0 TDI quattro e o novo A4 g-tron.

No segmento de SUVs, o Q7 e-tron 3.0 TDI quattro é um carro híbrido plug-in com até 56 quilômetros de autonomia. É uma evolução para indicar que a marca das argolas promove o desenvolvimento das tecnologias com grande força, unindo eficiência energética e segurança com alta performance nos seus carros.

Tudo sobre Salão de Frankfurt em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Apresentados como grande novidade no mundo dos conceitos na edição 2011 do Salão de Frankfurt, os elétricos i3 e i8 já são realidade em todo o mundo, inclusive no Brasil. Os modelos já são vendidos no mercado nacional e entregam tecnologia, alta potência e baixas emissões de poluentes.

Este ano, a BMW reforçou a tecnologia i-Drive, já usada em frotas de car sharing da empresa DriveNow em países como Reino Unido, Alemanha e Dinamarca.


A Mercedes-Benz conseguiu ir além com o conceito IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile). É a visão do futuro coupé de quatro portas da Mercedes, com tecnologia de propulsão híbrida plug-in a gasolina. Segundo informações da MB, a potência ascende a 279 cavalos e o carro tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Em modo aerodinâmico, é capaz de percorrer até 66 km em modo elétrico.

O carro é um desenho futurista das linhas aerodinâmicas. Suas formas surpreendem por todos os ângulos. Tem um coeficiente aerodinâmico baixo (0,19) e garante ainda melhores rendimentos quando atinge os 80 km/h.

Destaque para seu interior totalmente clean. Traz ainda rodas ativas e uma grade frontal que valoriza ainda mais o carro.

Confira cinco concept-car:

Nissan

Já virou rotina a Nissan apresentar algum crossover-conceito nos salões internacionais. Com perspectivas de lançar modelos novos, a marca japonesa desvendou agora Gripz Concept. Desenvolvido por designers da Nissan na Europa e no Japão, o Gripz tem um visual esportivo. Tem tecnologia das bicicletas de corrida e usa uma estrutura de carbono que recebeu painéis robustos como revestimento blindado. É um carro 2+2, com fácil acesso ao interior por conta da ausência da coluna B. O Nissan Gripz tem 4,1 metros de comprimento, 1.890 mm na largura, 1.500 mm na altura e 2.580 mm no entre-eixos. Possui assentos e console central inspirados em bicicletas, assim como as maçanetas das portas são em forma de um selim de bicicleta de corrida.

Imagem ilustrativa da imagem Frankfurt 2015; os carros do futuro
| Foto: Roberto Nunes | Ag. A TARDE

O Gripz tem um visual esportivo (Foto: Divulgação)

Audi

Nada como mostrar as tecnologias que devem chegar rapidamente ao mercado. A Audi tem fome de futuro e sempre traz novidades. Desta vez, mostrou e-tron quattro concept, que deve chegar ao mercado em versão final no início de 2018. Tem linhas já usadas em modelos comerciais da montadora, como a grade hexagonal e os faróis afilados com cortes retos. Sob o capô, três motores elétricos, um no eixo dianteiro e os demais, no traseiro. Juntos, geram 435 cavalos e 81,6 kgfm. No modo overboost, a potência chega a 503 cv. Lembrando que a tração é integral. O e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, e velocidade máxima limitada em 210 km/h. Seus freios possuem recuperação de energia cinética.

Imagem ilustrativa da imagem Frankfurt 2015; os carros do futuro
| Foto: Roberto Nunes | Ag. A TARDE

Sob o capô do veículo, três motores elétricos (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz

Dieter Zetsche, o chefão da alemã Daimler, usou o termo digitalização do mundo automotivo e destacou o conceito IAA, denominado de Intelligent Aerodynamic Automobile. O IAA Concept é um carro inteligente com a capacidade de reunir conforto, performance com baixos índices de poluentes e conectividade. Exibe um visual futurista e evidencia detalhes dos próximos modelos de luxo, em especial a linha Classe S. Sob o capô, um sistema híbrido, com um propulsor a gasolina e outro elétrico, gerando 274 cavalos de potência. Acelera até 250 km/h e tem emissões de CO2 de apenas 28 g/km no modo mais eficiente. Apenas com eletricidade, a autonomia é de até 32 km.

Imagem ilustrativa da imagem Frankfurt 2015; os carros do futuro
| Foto: Roberto Nunes | Ag. A TARDE

O IAA Concept é um carro inteligente (Foto: Divulgação)

Porsche

O modelo esportivo Mision E, da Porsche, é um cupê com quatro portas e quatro bancos individuais. Totalmente elétrico, é o primeiro do gênero feito pela marca. Utiliza tecnologia dos motores do mundial de endurance para gerar 600 cv. Dados do fabricante indicam que o Porsche Mision E acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e de 0 a 200 km/h em 12 segundos. A autonomia é de 500 km. Há ainda um sistema de recarga, de 800 volts, para garantir 80% da autonomia (cerca de 400 km) em apenas 15 minutos.

Imagem ilustrativa da imagem Frankfurt 2015; os carros do futuro
| Foto: Divulgação

Totalmente elétrico, é o primeiro do gênero feito pela marca (Foto: Divulgação)

Toyota

O boom dos SUV´s é no mundo. É o modelo da atualidade e, mesmo assim, há conceitos sendo ainda apresentados. A Toyota não quer deixar a rival Honda se destacar no mercado global. Na Alemanha, cuidou de mostrar o conceito C-HR, SUV (Sport Utility Vehicle). O modelo tem pretensões de chegar ao mercado em 2017. É um projeto influenciado pelo HR-V da Honda. Tem padrões bem similares. Até o nome. A sigla remete ao Concept Hybrid Recreational (Conceito Híbrido Recreativo).

Imagem ilustrativa da imagem Frankfurt 2015; os carros do futuro
| Foto: Divulgação

O modelo tem pretensões de chegar ao mercado em 2017 (Foto: Divulgação)

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
C-HR
Play

Ferrari 488 Spider surge com 670 cavalos de potência

C-HR
Play

CEO da BWM desmaia em apresentação em Salão de Frankfurt

x