AUTOS
Nova Ford F-150 entra em pré-venda no Brasil
Com preço sugerido de R$ 519.990, a picape mais vendida nos EUA há 47 anos, está mais completa e traz atualizações no design
Por Núbia Cristina
A versão atualizada da Ford F-150 está em pré-venda no Brasil desde ontem, com visual renovado e significativas atualizações internas e externas. As primeiras unidades serão entregues aos clientes entre setembro e outubro. A picape agora tem duas novas versões topo de gama, Lariat e Lariat Black, em substituição a antiga Platinum, com acabamento cromado ou preto, e preço sugerido de R$ 519.990. A F-150 é a picape mais vendida nos Estados Unidos há 47 anos e o veículo mais emplacado há 43 anos.
A principal concorrente da Ford F-150 é a Ram 1500, versão Limited, que custa a partir de R$ 541 mil, seguida da Chevrolet Silverado, R$ 537,8 mil. Para ganhar mercado e emplacar vendas, a Ford adota a estratégia de manter o preço das duas versões da F-150 em torno de R$ 520 mil após o lançamento. O valor pode subir no futuro devido a alterações cambiais.
“A F-150 não é líder global por acaso. Para se manter no topo, ela está sempre inovando e criando tendências. O nosso trabalho é tornar cada vez melhor um produto que já oferece o máximo em desempenho, robustez, tecnologia e conforto. É isso o que os clientes esperam e estamos entregando com essa atualização”, diz André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford América do Sul.
As versões Lariat e Lariat Black são completas e equipadas com motor V8, porém, há diferenças no estilo de acabamento. A Lariat tem vários itens cromados, ao passo que a Lariat Black, de apelo esportivo, traz peças em preto brilhante. “As novas versões da F-150 foram criadas para atender a preferência dos clientes. Sabemos que nesse segmento todos querem uma picape completa, mas quando se trata do acabamento os gostos são diferentes. Enquanto alguns desejam um visual mais tradicional, outros optam pela esportividade”, explica Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.
Design atualizado
Atualizações no design não passam despercebidas: a parte frontal traz faróis com luzes de assinatura em formato de F estilizado, de Ford. A grade com duas barras horizontais tem acabamento cromado na versão Lariat e em preto brilhante na Lariat Black, padrão seguido nos retrovisores, maçanetas e nas novas rodas de 20”. Já os para-choques são cromados na Lariat e na cor da carroceria na Black. A F-150 é o primeiro modelo a exibir o novo logotipo oval da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black. O escapamento com ponteiras duplas é outro detalhe esportivo da versão Black.
Tampa multiacesso
As novas lanternas traseiras da picape seguem o grafismo dos faróis e contam com o exclusivo sensor de carga, com luzes de LED que indicam o peso embarcado na caçamba. Semelhantes a um medidor de bateria de celular, as luzes se acendem temporariamente, mas a informação fica disponível na central multimídia. A tampa da caçamba pode ser aberta tanto da forma tradicional como lateralmente. Junto com o novo degrau embutido no para-choque, ela torna o acesso ao compartimento de carga mais fácil, principalmente quando o veículo é usado com reboque.
A nova F-150 é disponível em seis cores: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur e Azul Mônaco. Ela também pode ser personalizada com uma linha de acessórios originais, composta por itens como: santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler da cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.
Desempenho
A nova geração da F-150 vem de série com o pacote off-road FX4, composto por protetores metálicos e suspensão com tunagem especial para fora de estrada, e tanque estendido de 136 litros com autonomia de mais de 1.000 km. Oferece cinco anos de garantia sem limite de quilometragem. “Ela é a picape mais potente do Brasil, com o motor V8 5.0 de 405 cv e torque de 56,7 kgfm, que acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e tem a melhor relação peso/potência do mercado, de 5,89 kg/cv”, destaca André Oliveira. “O seu consumo, de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, também é o mais econômico do segmento, com grade aerodinâmica ativa e sistema start-stop.” A avançada transmissão automática de dez velocidades proporciona trocas suaves e inteligentes. A tração 4x4 com as opções “high”, “low” ou automática e o bloqueio do diferencial eletrônico garantem desenvoltura em variados tipos de terreno.
A F-150 também é a única com carroceria em aço e liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, 200 kg mais leve e com maior rigidez torcional, e sete modos de condução (Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar). Seu engate de reboque, com capacidade de 3.492 kg, já vem com preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o exclusivo assistente de reboque Pro Trailer.
Interior
O interior da picape ganhou novas cores e materiais de acabamento, além de um “head-up display” que projeta informações para o motorista no para-brisa. Esse recurso de segurança chama a atenção por ter a melhor definição de imagem da categoria.
O painel de instrumentos e a central multimídia agora estão conectados, ambos têm tela de 12”. A cor preta predominante é combinada com itens cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na versão Lariat, e cromados acetinados e detalhes em cinza na Black. A iluminação externa 360 graus é um recurso exclusivo da picape, com luzes que podem ser acionadas por zona e oferecem grande versatilidade em diferentes situações. A manopla do câmbio rebatível, que permite transformar o console numa mesa de apoio, é outro item diferenciado.
Segurança
São oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, assistente de descida, assistente em cruzamentos, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e farol alto automático. A central multimídia tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e permite acessar vários recursos, como a iluminação 360 graus, os assistentes de segurança e o manual do proprietário digital.
A conectividade embarcada permite que 75 módulos do veículo recebam atualizações over the air e reforça o pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas da marca, que inclui o app FordPass Connect, o agendamento de serviços online, o serviço leva e traz, o acompanhamento preventivo inteligente, o Guia 360 e o Ford Concierge. A picape vem equipada ainda com: câmera 360 graus, ajuste elétrico com memória dos bancos, volante e pedais, sistema de som premium da B&O com 14 alto-falantes, compartimento com chave sob o banco traseiro e caçamba com protetor spray-in de alta durabilidade, nicho com trava, iluminação LED e tomada de 110 V.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes