S10 sai da roça e vai ostentar nas cidades
Força bruta misturada com requinte e disposição para o uso no campo ou na cidade. Seja qual for o perfil, a nova versão High Country da Chevrolet S10 corresponde e ainda traz estilo ao picapeiro.
A TARDE testou a inédita topo de linha do veículo em condições adversas e cotidianas e provou, na prática, o motivo de ela ser a picape mais vendida da categoria no Brasil, desbancando a Hilux, a Ranger e a Amarok.
A ideia da montadora é manter a liderança e ter um produto que rivalize no segmento, com a recém-lançada Hilux SRX, principal concorrente no topo da cadeia das picapes médias no Brasil.
Destaques
O visual já é conhecido, embora ganhe adereços exclusivos, como a grade dianteira com divisórias pintadas em cinza, faróis escurecidos, protetor no para-choque dianteiro, rack de teto com barras transversais e faixas cromadas na base dos vidros. Tem ainda rodas de liga leve aro 18" com pintura em dois tons (preta e aço escovado), caçamba equipada com santantônio (na cor do carro) e capota marítima.
Por dentro, a S10 tem espaço de sobra para cinco pessoas e acabamento inspirado no SUV Trailblazer, com painel em cinza-escuro e bancos em couro de duas cores (preto e marrom), de gosto duvidoso, mas que está na moda em carros de luxo atualmente. Oito porta-copos, três porta-luvas e três tomadas de 12V completam os mimos para os passageiros. Destaque para a central multimídia MyLink, de última geração, que vem com GPS, leitor de CD e DVD e leitor de áudio e vídeo por USB. Tem ainda tecnologia Bluetooth, câmera de ré e controles no volante.
No restante, a High Country é uma evolução da S10 LTZ 2.8 Turbodiesel 4x4, de R$ 154.550. Elas dividem a motorização e câmbio (automático de seis marchas) e é a base para a S10 High Country, que sai com o preço fechado em R$ 163.800.
Na ponta do lápis, vale mais a pena a nova versão do que equipar a LTZ com todos os acessórios. Mais barata também que a concorrente direta, a Hilux SRX com valor de R$ 188.120.
Como toda picape, até por priorizar a resistência no ajuste na suspensão, a S10 é dura no rodar do dia a dia e passa para a cabine todas as imperfeições do terreno. Outro incômodo fica com o isolamento acústico interno, já que a vibração e o barulho do motor diesel chegam forte dentro do carro.
No entanto, a S10 é valente, principalmente com o uso do 4x4 e reduzida, mas também com torque suficiente para ultrapassagens seguras na estrada, graças aos 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de seis marchas, com opção de mudanças manuais. Assistências como controles de estabilidade e de cruzeiro e ajuste elétrico dos bancos ajudam a aumentar o conforto.
Se a ideia era valorizar o picapeiro, o roceiro town country vai contar com conforto. Tem pontos tanto no visual agressivo quanto na inclusão digital, com o uso da central multimídia para deixar todo mundo conectado.
Principal concorrente custa R$ 24 mil a mais
Categoria que menos sofreu oscilação em 2015, a das picapes tem público cativo no Brasil. E entre as postulantes a desbancar a liderança da S10 está a Toyota Hilux, que apostou na renovação da sua linha recentemente para brigar de frente com a rival da Chevrolet. A 8ª geração da Hilux traz, além do visual refeito, a nova top de linha SRX, que custa R$ 188.120, com tração 4x4, motor 2.8 turbodiesel e câmbio automático de 6 marchas. Tem ainda ABS, EBD, controle de tração ativo (A-TRC), controle de estabilidade (VSC), assistentes de reboque, de partida em rampas e de descida em ladeira.