Saveiro briga pelo posto da picape Strada no mercado | A TARDE
Atarde > Autos

Saveiro briga pelo posto da picape Strada no mercado

Publicado sexta-feira, 08 de janeiro de 2016 às 11:00 h | Atualizado em 08/01/2016, 11:00 | Autor: Roberto Nunes
.
. -

Derivadas de carros de passeio, as picapes leves são úteis para quem deseja um veículo versátil. De todas, a Strada é a que reúne mais qualidades, sendo ofertada nas versões de cabine simples, estendida e dupla com três portas, duas delas no lado do carona.

Reestilizada em 2013, a picape da Fiat é a líder deste segmento de compactas, tendo ainda as opções da Saveiro (Volkswagen) e Montana (Chevrolet) no mercado brasileiro. A Strada é o modelo com o maior número de configurações. Na prática, a Fiat usa a estratégia de incluir sempre itens inovadores, como o sistema Locker - que faz a função de bloqueio dianteiro do diferencial para jogar mais força para as rodas conseguirem sair de possíveis obstáculos leves de lama ou barro, por exemplo.

Disponível com os motores 1.4 Evo (86 cavalos), 1.6 E-torq (117 cv) 1.8 e E-torq (132 cv), todos flex, a picape Strada se mantém na liderança. A oferta de uma terceira porta na carroceria das versões com cabine dupla é um dos diferenciais como também o estilo das versões Working (trabalho e mais simples), Trekking (com as rês carrocerias) e Adventure (com visual esportivo e cheio de apliques nos parachoques e na caixa das rodas).

Depois da aposentadoria da Ford Courier e da Peugeot Hoggar (modelo derivado da plataforma do 207), a Saveiro se posicionou como a segunda opção entre as picapes leves. É a que tem a mecânica mais atualizada - com o novo motor 1.6 16V, da família EA 211, de 120 cavalos e 15,8/16,8 kgfm de torque. A Volkswagen oferece a versão Cross, a mais equipada com freio a disco no eixo traseiro, controles de estabilidade (ESC) e tração (ASR), freios ABS com função off-road e controlador de velocidade de cruzeiro. Segue os passos da Strada com a oferta das três carrocerias (simples, estendida e dupla).

Já a Chevrolet Montana se caracteriza pela relação custo/benefício. Tem motor 1.4 Econo.Flex, de 99 cv de potência e 13 kgfm de torque, além de um pacote justo de equipamentos, incluindo agora a direção hidráulica como item de série. É uma picape para por na lida e destaca-se pelo espaço ampla caçamba - que transporta 768 kg de carga. A Montana tem capacidade para transportar bikes e até uma moto de baixa cilindrada.

Publicações relacionadas