Aplicativo que alerta sobre disparos de arma de fogo chega à Bahia | A TARDE
Atarde > Bahia

Aplicativo que alerta sobre disparos de arma de fogo chega à Bahia

Tecnologia receberá, a partir de 1º de julho, denúncias sobre violência armada

Publicado segunda-feira, 27 de junho de 2022 às 18:09 h | Autor: Da Redação
Plataforma contempla Salvador e Região Metropolitana
Plataforma contempla Salvador e Região Metropolitana -

Receber um alerta pelo celular sobre tiros no bairro ou utilizar dados de mortes e crimes cometidos com arma de fogo para cobrar políticas públicas pode se tornar realidade na Bahia a partir de julho, com a chegada do aplicativo Fogo Cruzado.

A plataforma passa a atender cidades do estado a partir de 1º de julho, contemplando Salvador e Região Metropolitana. Segundo os administradores, o aplicativo funciona de forma colaborativa e anônima, a partir do registro de dados e informações sobre tiroteios e violência por arma de fogo.  

Presente desde 2016 mapeando a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e desde 2018 mapeando a Região Metropolitana do Recife, o app foi criado pelo Instituto Fogo Cruzado, e chega à Bahia não apenas para alertar às pessoas sobre os disparos, mas, também, para produzir dados, análises e identificar informações muitas vezes ocultadas pelos órgãos de segurança pública dos governos municipais e estaduais. 

Conforme o instituto, um dos motivos para o lançamento é o fato da Bahia ser o estado do nordeste a registrar mais homicídios, a pouca transparência em dados públicos e diversidade de informação, além da alta taxa no homicídios por arma de fogo e de mortes em ações policiais, que são quase 20%.

A entidade cita ainda o racismo institucional, a relação territorial com tráfico internacional de armas e drogas e atuação de oito facções na Bahia, que só perde para o Rio Grande do Sul, que possui 13. 

“É importante buscar os dados, mas fazer a leitura e traduzir as informações. Precisamos ter em mente que os governos não vão produzir informações contra si com tanta facilidade. Quando o Fogo Cruzado nasceu não existia informação sobre tiroteios no Rio de Janeiro. Existia de homicídios, tentativas de homicídios, mas os desdobramentos não. Hoje a gente levanta mais de 20 indicadores", dados estes que vão desde chacinas às balas perdidas, explica Cecília Olliveira, especialista em segurança pública e diretora executiva do Fogo Cruzado. 

Para baixar o aplicativo, basta escrever "Fogo Cruzado” nas buscas para sistemas iOS ou Android. Além de receber notificações de usuários diretamente via aplicativo de forma anônima, a equipe de gestão de dados do Fogo Cruzado também adiciona à base de dados as informações coletadas via imprensa e canais das autoridades policiais.

Publicações relacionadas