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Associação Comercial da Bahia celebra 212 anos e empossa diretoria

Os novos dirigentes da entidade para o biênio 2023-2025 tomarão posse

Publicado sábado, 15 de julho de 2023 às 13:30 h | Atualizado em 15/07/2023, 13:43 | Autor: Da Redação
Palácio da Associação Comercial da Bahia.
Palácio da Associação Comercial da Bahia. -

A Associação Comercial da Bahia (ACB) completa neste sábado, 15, 212 anos de atuação ininterrupta. Na segunda-feira, 17, além da celebração do aniversário, os novos dirigentes da entidade para o biênio 2023-2025 tomarão posse. O novo presidente será Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti. 

De acordo com a ACB, a nova diretoria tem como objetivo reforçar seu engajamento nas demandas da sociedade, com especial foco em iniciativas que visem melhorias na saúde pública para toda a população.

A ACB irá estabelecer o Núcleo de Saúde, um novo órgão que nasce com a nobre missão de impulsionar o desenvolvimento e o aprimoramento do setor dentro da comunidade empresarial. 

A primeira Associação Comercial do Brasil

A Associação Comercial da Bahia foi fundada em 15 de julho de 1811, atendendo a três desejos: – dos comerciantes, para terem um local condigno onde pudessem se reunir regularmente e aí realizar seus negócios, como já vinham fazendo há anos, na própria Cidade Baixa; – do Vice-Rei do Brasil, D. Marcos de Noronha e Britto, VIII Conde dos Arcos de Val de Vez, interessado no desenvolvimento da província que governava, sede do maior porto do hemisfério sul na época, já aberto, desde 1808 às “nações amigas”; – do Príncipe Regente, D. João VI, de promover o progresso da Colônia, sede provisória da Corte Portuguesa.

Do passado recente, vale destacar o importante papel da Casa na coordenação de todas as entidades de representação empresarial da Bahia na tentativa de impedir a liquidação do Banco Econômico e seu empenho na promoção do projeto de autoria do Vice-Presidente da República, Marco Maciel, quando Senador, de criação de Câmaras de Arbitragem. 

Atualmente, a Associação Comercial da Bahia lidera a campanha em prol da revitalização do bairro do Comércio, não só para que retorne à sua antiga condição de centro financeiro da cidade, mas também para modernizá-lo, inclusive no aspecto turístico.

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