Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Bahia é 4º no ranking nacional de denúncias de racismo digital

Pesquisa é desenvolvida pelo Observatório Racismo nas Redes, do Aláfia Lab

Jackson Souza*

Por Jackson Souza*

30/08/2025 - 9:09 h
Em 2024, foram feitas 452 denúncias através do Disque 100
Em 2024, foram feitas 452 denúncias através do Disque 100 -

A Bahia é 4º estado com maior número de denúncias de casos de racismo e injúria racial sofridos no ambiente digital em todo país, aponta pesquisa desenvolvida pelo Observatório Racismo nas Redes, do Aláfia Lab, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Segundo o levantamento, as mulheres negras são as principais vítimas, representando 61% das denúncias realizadas.

Em 2024, foram feitas 452 denúncias através do Disque 100, plataforma do governo federal para questões relacionadas aos direitos humanos. Esse número é o maior em 14 anos, o que evidencia uma crescente nos casos de violências de cunho racial cometidos no ambiente digital.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para Letícia Alcântara, do Aláfia Lab, responsável pela pesquisa, o anonimato e a baixa responsabilização de pessoas que cometem crimes raciaisna internet é um dos dois fatores que favoreceram essa escalada no número de casos, já que é possível que o usuário apague o perfil ou use contas falsas.

O segundo motivo está na falta de ações de big techs – grandes plataformas digitais, como X e Instagram – em promover ações diretas de combate a esse crime. O quadro pode mudar com aentrada em pauta, no Congresso, da regulação das redes sociais digitais. O projeto está em análise também no Supremo Tribunal Federal(STF)e temo apoio de 85% dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva.

“É preocupante esses discursos racistas nesses ambientes digitais (...) e a gente ver muito claro essa interseccionalidade, essa encruzilhada de raça e gênero vitimando cada vez mais as mulheres, e a gente observa que existe uma conexão entre amisoginia, omachismo eoracismo,quevãovitimar, emmaiornúmero, amulher negra”, enfatizou a pesquisadora.

‘Brasil mostra tua cara’

O estudo “Brasil mostra tua cara” revela ainda que 90% das vítimas se declaram negras, sendo a imensa maioria formada por pretos (66%) e o restante pardos (24%). Já o perfil dos agressores é inverso às vítimas, sendo brancos (70%), homens (55%) e comidades entre 25 e 40 anos, “adultos economicamente ativos”, destaca o levantamento.

Cabe ressaltar que, o levantamento feito com base nas denúncias realizadasno Disque 100, mostra que quanto mais retinta a pessoa, maiores são as chances de ser vítima de crime racial.

Não é incomum encontrar aplicativos de rede social com casos escancarados de racismo ou injúria racial travestidos de piadas e memes – assuntos que viralizam na internet e ganham cunho humorístico. Faz pouco tempo, no Instagram, uma “trend”, como são chamadas as tendências online, brincava com o fato de pessoas brancas serem ‘donas depessoasnegras’, alusão ao período da escravidão.

Onde denunciar

Além do Disque 100, que garante anonimato a quem denuncia, é possível denunciar situações que envolvam discriminação racial através do número 61 9 9611-0100 (WhatsApp) e das plataformas Fala.BR e SafeNet, além de registrar a denúncia numa delegacia.

*SOB A SUPERVISÃO DA EDITORA ISABEL VILLELA

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Aláfia Lab Bahia Big Techs crimes raciais denúncia de racismo Discriminação racial disque 100 injúria racial mulheres negras pesquisa sobre racismo racismo digital regulação das redes sociais STF violência digital

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Em 2024, foram feitas 452 denúncias através do Disque 100
Play

Cemitério de cidade baiana tem caixões expostos em meio a matagal

Em 2024, foram feitas 452 denúncias através do Disque 100
Play

Salvador: homem rouba ônibus e pula em córrego para fugir da polícia

Em 2024, foram feitas 452 denúncias através do Disque 100
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Em 2024, foram feitas 452 denúncias através do Disque 100
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

x