Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA EXPORT

Bahia Export destaca expansão aérea e investimentos na aviação do estado

Infraestrutura aeroportuária foi um dos temas abordados no evento

Por Isabela Cardoso e Flávia Requião

14/08/2025 - 20:24 h
Julio Ribas, CEO da VINCI Airports
Julio Ribas, CEO da VINCI Airports -

O Aeroporto de Salvador vive o melhor momento para rotas internacionais, segundo o CEO da VINCI Airports, Julio Ribas. A declaração aconteceu nesta quinta-feira, 14, durante o evento Bahia Export 2025, que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Stiep, em Salvador.

“O crescimento é expressivo, é cerca de 6%, mas mais expressivo ainda em relação às rotas internacionais. A gente está tendo o melhor ano de rotas internacionais no Aeroporto de Salvador. Relembrando, a gente tem três conexões com a Europa, a gente tem cinco conexões com as Américas e agora foi anunciado recentemente quatro operações semanais da Copa a partir de janeiro do próximo ano. Relembrando, a Copa conecta cerca de 80 cidades até um pouco mais”, diz o CEO.

Ribas ressaltou que a movimentação de passageiros também segue em alta. “O primeiro semestre a gente transportou cerca de três milhões e novecentos mil passageiros, mas como estamos crescendo, a gente tem bastante, bastante expectativa pro segundo semestre pegar esse ainda mais forte do que isso”.

O Diretor-Presidente Substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Adriano Miranda, reforçou a importância dos aportes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FENAC).

“A gente teve R$ 155 milhões do FENAC investidos em infraestrutura na Bahia. A gente teve especificamente no aeroporto de Vitória da Conquista, 76 milhões no novo aeroporto, 34 milhões em 12 municípios da Bahia e mais 45 milhões no aeroporto de Barreiras. Para além disso, o governo federal toca o programa Ampliar, que inclui em concessões federais aeroportos executivos como Guanambi, Lençóis e Paulo Afonso”, destaca.

Leia Também:

Miranda também destacou ações de monitoramento ambiental que impactam a aviação e o desenvolvimento regional.

“Nós estamos há uns três meses a monitorar o solo do aquífero Urucuia. É o maior aquífero do Brasil, 60% dele está na base. Nós estamos monitorando esse solo justamente para nós podermos fazer o melhor uso dessa água e podermos propor de forma científica como a gente vai usar essa água, respeitando o meio ambiente, que é necessário, que é extremamente necessário”, ressalta.

O Bahia Export 2025 segue até esta sexta-feira, 15, reunindo representantes do setor para discutir logística, infraestrutura e transporte, com foco no fortalecimento das exportações e no desenvolvimento econômico do estado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Export 2025 evento Stiep

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Julio Ribas, CEO da VINCI Airports
Play

Vídeo mostra operação para resgatar trabalhador soterrado em Itabuna

Julio Ribas, CEO da VINCI Airports
Play

Homem que ficou preso entre plataforma e trem do metrô recebe alta

Julio Ribas, CEO da VINCI Airports
Play

Brutal: cantor de pagode é espancado até a morte em Camaçari

Julio Ribas, CEO da VINCI Airports
Play

Vídeo: Homens usam lençóis na cabeça para furtar televisão na Bahia

x