SALVADOR
Após 17 meses de atraso, 'mergulhão' da Tancredo Neves é entregue
Previsão inicial da conclusão da obra era abril de 2021
Por Daniel Genonadio
Com 17 meses de atraso em relação a previsão inicial de conclusão, a prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira, 29, uma intervenção viária do tipo 'mergulhão' para ligar as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto, na região do Stiep/Costa Azul/Caminho das Árvores. A opção de tráfego foi batizada de complexo viário Tatti Moreno. A obra foi tocada pelo consórcio Kpe/Future ATP.
No início, o túnel deveria ser entregue entre abril e maio do ano passado. Abril chegou e foi embora, e em novembro de 2021 o prazo passou a ser março de 2022. Mas quando fevereiro chegou, o prazo mudou para maio de 2022. Em maio, uma nova mudança colocou o prazo de conclusão para agosto, só que sem justificativas, a conclusão foi adiada por mais um mês até a obra ser entregue nesta quinta. Ou seja, um atraso de 17 meses na obra que contou com investimento de R$42,9 milhões.
Nesta semana, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e a prefeitura de Salvador publicaram vídeos percorrendo o mergulhão. Nos comentários, os soteropolitanos criticaram a demora para entrega da obra e uma bifurcação dentro do 'mergulhão', que foi apontada como perigosa e propensa para a ocorrência de acidentes de trânsito.
A primeira etapa da obra da chamada “Nova Tancredo Neves” foi iniciada em dezembro de 2020 e deveria ser uma obra rápida, de apenas cinco meses, mas que durou quase dois anos, gerando transtornos e dificuldades no trânsito da região, como apontado em reportagem do Portal A TARDE de julho desse ano.
Em agosto do ano passado, o então titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, apontou o fim de 2021 como o prazo previsto para a entrega do equipamento. Em novembro de 2021, o prazo passou a ser março de 2022, enquanto em fevereiro desse ano, o prazo passou a ser maio.
A prefeitura de Salvador diz que o 'mergulhão', faz parte do pacote de obras da Nova Tancredo Neves e visa trazer mais fluidez no tráfego de uma das regiões mais movimentadas da cidade. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e executado pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Seinfra.
Trânsito
Com a obra, o trânsito na região passa a funcionar da seguinte maneira: quem entra pela marginal da Avenida Tancredo Neves, no mergulhão, acessa ou o Loteamento Aquarius/Hospital da Bahia, na Pituba, ou a Magalhães Neto, sentido orla.
Já quem vem da Magalhães Neto acessa pela parte de cima da nova via o Costa Azul e o Hospital Sarah e, pelo mergulhão, as avenidas Tancredo Neves, Paralela, ou a marginal da Tancredo Neves na Rua Alceu de Amoroso Lima, que dá acesso ao Shopping Salvador.
Homenagem
O novo complexo viário Tatti Moreno (1944-2022) homenageia um dos maiores artistas plásticos baianos. Moreno deixou forte legado para o país, traduzido em um amplo acervo que se confunde com a paisagem natural de Salvador, como os orixás do Dique do Tororó, estátuas de Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho; monumento à Mãe Stella de Oxóssi, na avenida que leva da ialorixá, em Stella Maris, entre outras peças.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes