Carro de jovens desaparecidos é encontrado no rio Mucuri | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Carro de jovens desaparecidos é encontrado no rio Mucuri

Publicado terça-feira, 24 de abril de 2012 às 12:16 h | Atualizado em 22/01/2021, 00:00 | Autor: Mário Bittencourt / Extremo Sul

O veículo em que viajavam os cinco jovens desaparecidos na última sexta-feira, no trajeto entre São Mateus (ES) e Prado (BA), foi localizado na noite desta terça, 24, no Rio Mucuri, extremo sul baiano.

Segundo informou o soldado da Polícia Militar da Bahia Leandro Witzel, que faz parte da Caema (Companhia de Ação Especial em Mata Atlântica), um dos corpos estava fora do veículo, mas, até o fechamento desta matéria, ainda não  tinha sido identificado.

O Fiat Punto de cor bege, placas ODC-6985, estava submerso no rio e de rodas para cima. “Provavelmente, os outros corpos estão dentro do veículo. Uma equipe está no local trabalhando para fazer as remoções”, disse o soldado.

Segundo ele, o corpo e o carro foram encontrados por populares, que sentiram um mau cheiro e chamaram a polícia. A ponte sobre o Rio Mucuri faz parte da BR-101 e está localizada a quase 3 km da divisa entre Bahia e Espírito Santo. Segundo a polícia, os familiares dos jovens foram avisados nesta terça mesmo.

Alarmes falsos - Durante dois dias de buscas, e vários alarmes falsos sobre o paradeiro dos jovens, as polícias da Bahia e do Espírito Santo trabalharam com várias linhas de investigação. Entre elas, uma possível ação criminosa ou acidente automobilístico, já que há trechos com precipícios na rodovia por onde os jovens seguiam, explicou o chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, Joel Lyrio, em coletiva durate a tarde desta terça.

O delegado relatou que o superintendente de Polícia do Interior (ES), Danilo Bahiense, sobrevoou a região sul da Bahia, em um helicóptero da Polícia Militar, mas não confirmou a denúncia de que um carro parecido aos dos jovens havia sido localizado no distrito de Posto da Mata, em Nova Visçosa.

Por outro lado, o delegado Marcus Vinícius Costa, coordenador da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Teixeira de Freitas, informou que, após varredura realizada pelos locais onde os cinco jovens poderiam ter passado, a polícia confirmou que o desaparecimento se deu entre Itabatã, distrito de Mucuri situado nas margens da BR-101, e Teixeira de Freitas (a 813 km de Salvador).

Amanda Oliveira, 22 anos, André Galão, 28, Izadora Ribeiro, 21, Marllonn Amaral, 21, e Rosaflor Oliveira, 24, saíram de São Mateus (ES) para Prado (a 804 km de Salvador), na Bahia, por volta das 19 horas de sexta-feira, para a comemoração do aniversário da mãe de Izadora, Doralice Ribeiro. A viagem duraria cerca de 3 horas, mas eles desapareceram no trajeto.

Segundo a polícia, os jovens jantaram em um posto de gasolina em Itabatã por volta das 21h e uma hora depois uma ligação de celular do condutor do veículo, André Galão, 28, foi rastreada – por GPS pela família do rapaz – a 15 km de Teixeira de Freitas. André foi habilitado para dirigir há seis meses, segundo informou a polícia, que até esta terça não havia conseguido identificar com quem André manteve ou tentou contato.

Buscas - Cerca de 70 homens das polícias Civil e Militar baiana e capixaba trabalharam nas buscas. Cada uma delas cedeu um helicóptero para auxiliar na procura, feita nas imediações da BR-101 e povoados próximos. A polícia fez rondas nos povoados de Elvércia, Juerana, Posto da Mata, Cândido Mariano e Rancho Alegre. A Polícia Rodoviária Federal deu apoio.

Do lado capixaba, as investigações foram comandadas pelo delegado Danilo Bahiense, superintendente de Polícia do Interior, que ficou em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, no entroncamento das BRs 101 com a 418. No local, onde há um batalhão da Caema (Companhia de Ação Especial em Mata Atlântica), foi montada uma espécie de base de operação.

Nenhum familiar dos desaparecidos esteve em Posto da Mata nesta terça para acompanhar  o trabalho da polícia. A maioria ficou em São Mateus, norte do Espírito Santo,  prestando depoimento à polícia sobre o sumiço dos jovens.

Confira animação do trajeto dos jovens até a morte no Rio Mucuri:

Publicações relacionadas