Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR

JUSTIÇA

CNJ mantém decisão que suspendeu edital exclusivo para trans no TJ-BA

Publicado em janeiro deste ano, processo seletivo vetava 'pessoas cisgênero heterossexuais' em estágio

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Edital teve a suspensão cautelar no dia 28 de janeiro
Edital teve a suspensão cautelar no dia 28 de janeiro - Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve a decisão que suspendeu o processo exclusivo de estágio para pessoas trans no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A medida foi divulgada na sexta-feira, 16, após o juiz Mário Soares Caymmi Gomes ter o recurso negado por unanimidade.

O edital teve a suspensão cautelar no dia 28 de janeiro. Segundo a decisão do corregedor do TJ-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, não seria razoável o impedimento da participação de outros grupos na seleção.

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Anteriormente, o juiz publicou o processo seletivo para três vagas de estagiário em seu gabinete para contratar apenas pessoas com identidade de gênero ou orientação sexual LGBTQIA+.

Após a suspensão do processo pelo desembargador, Gomes levou o caso ao CNJ por meio de um Procedimento de Controle Administrativo. No mês de março, o relator da ação, o conselheiro e Procurador Regional da República Sidney Pessoa Madruga julgou improcedente o pedido. O entendimento do relator é que cabe aos Tribunais de Justiça e não ao CNJ decidir a reserva de cotas não previstas em lei, o que tornou legítima a suspensão do edital realizada pelo corregedor.

A partir do posicionamento do CNJ, Gomes resolveu entrar com recurso e justificou que o edital pretendia contemplar uma parcela da população que é alvo de violência e carente de políticas afirmativas.

Segundo o recurso, as vagas do processo seletivo representaria 0,2% do total de oportunidades de estágio para estudantes de Direito no TJ-BA.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

conselho nacional de justiça edital estágio justiça Pessoas trans processo seletivo Suspensão Tribunal de Justiça da Bahia

Relacionadas

Mais lidas