ISSO É BAHIA
Com chegada do outono, Sosthenes detalha Operação Chuva em Salvador
Diretor da autarquia diz que chuvas seguem fortes, mas trabalho preventivo tem evitado tragédias
O início do outono, nesta segunda-feira, 20, traz expectativa de mais chuvas na capital baiana. Para falar sobre os cuidados que a prefeitura tem tido com os problemas ocasionados pelos temporais, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, foi entrevistado pelo programa Isso É Bahia, da Rádio A TARDE FM (103.9).
"As defesas civis atuavam como órgãos de resposta, não de prevenção. ACM [Neto, prefeito de Salvador entre 2013 e 2020] mudou isso, disse que não adiantava tapar o sol com a peneira", afirmou Sosthenes, que durante a entrevista citou iniciativas da Codesal de levar informação para pessoas em comunidades com vulnerabilidade geológica e hidrológica.
"Capacitamos quase 3 mil pessoas através do nosso grupo técnico. Damos orientações com uma série de módulos. Elas se cadastram no site da Codesal e aparecem lá, querendo ser voluntárias", disse o diretor da autarquia, ressaltando ainda experiências no exterior que servem de modelo no trabalho de prevenção. "As criancinhas nos Estados Unidos e no Japão fazem treino de evacuação nas escolas", conta.
Para Sosthenes, o grande mérito das recentes gestões municipais é ter salvado vidas. Sua expectativa é que o trabalho seja mantido. "Queremos concluir o mandato com todas as vidas salvas", afirmou. Para tanto, espera contar com as parcerias de órgãos estaduais e de empresas privadas. "O prefeito Bruno Reis determina que a gente trabalhe de forma sistêmica", conta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes